2014/1
À Mesa – Campo Grande de Culturas
- AUTOR | Jacinto Rodrigues Cunha
- ORIENTADOR | José Márcio Licerre
RESUMO | O vídeo documentário “À mesa – Campo Grande de culturas” tem 25 minutos e mostra a influência dos imigrantes na construção da identidade campo-grandense. O assunto abordado se refere a gastronomia e foram escolhidas três receitas típicas trazidas por imigrantes de algumas partes do mundo para a cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os alimentos ditos “importados,” sendo eles: o sobá, a sopa paraguaia e o churrasco. As receitas foram selecionadas de acordo com a abrangência, pois uma delas expressa a influência regional/nacional (churrasco gaúcho/índios), a outra tem proximidade com a fronteira do Paraguai (sopa paraguaia) e o último, o sobá, vem do Japão (Okinawa). Buscou-se descobrir além da característica de cada receita, por que os imigrantes vieram e se fixaram em Campo Grande. Como esses pratos se tornaram típicos da cidade? Como essas “receitas” foram modificadas com o tempo e pela regionalização?
Jornalismo impresso na fronteira Brasil-Bolívia: um estudo da representação do boliviano no jornal Diário Corumbaense
- AUTORA | Lígia Baraldi
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | Os meios de comunicação de massa têm sido importantes para manter proximidade e contato entre pessoas de diferentes lugares. O jornalismo fronteiriço é uma modalidade que abrange várias editorias, uma notícia da fronteira pode abordar sobre política, tragédia, policial, economia. O que é assunto doméstico no Brasil pode ser relevante para países vizinhos. Escolheu-se como tema para este trabalho monográfico “Jornalismo impresso na fronteira Brasil-Bolívia”, visando analisar como é feito o jornalismo fronteiriço na fronteira sul-mato-grossense. Essa temática foi levantada tendo em vista a grande deficiência de informação da Bolívia na imprensa brasileira. Buscou-se avaliar um mês das notícias do jornal local do município de Corumbá-MS que faz divisa com Puerto Suarez na Bolívia. Ao final, pode-se notar com este trabalho que o impresso na fronteira do Mato Grosso do Sul traz pouca abordagem do país vizinho em foco.
- ARQUIVO | Monografia
2014/2
A curiosidade como estratégia de Jornalismo Científico na revista Superinteressante
- AUTOR | Lucas Junot Dutra Morisson
- ORIENTADORA | Greicy Mara França
RESUMO | O presente trabalho busca traçar reflexões sobre o uso da curiosidade como estratégia na prática do jornalismo científico, por meio da análise de conteúdo das reportagens de capa da revista Superinteressante, principal revista do gênero no país em tiragem e vendas, de maio a agosto de 2014, que tenham por base ou não, a divulgação de pesquisas científicas. Também discute-se o papel e o mercado em expansão do jornalismo científico como produto de mercado, no desenvolvimento do jornalismo brasileiro, e de que maneira acontece a construção de sentidos nas matérias principais da revista. Como problema central, pergunta-se: a exploração da curiosidade, eficaz para atrair o leitor, cumpre o papel de alfabetização científica como estratégia de popularização da ciência?
- ARQUIVO | Monografia
A maquiagem como expressão de identidade pessoal e cultural
- AUTORA | Carla Scarpellini Camargo
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | O trabalho identifica e apresenta a maquiagem como instrumento de construção e reflexo da identidade do sujeito, e seu uso específico em manifestações culturais, utilizando, para isso, a história, a vivência de quem faz uso e a experiência de profissionais da área. A reportagem e as fotos realizadas têm como suporte midiático um site criado e desenvolvido para este fim.
- ARQUIVO | Relatório
Aquário do Pantanal: A construção do maior complexo de água doce do mundo
- AUTORA | Gilvana Hobold Krenkel e Yasmin Rezende Saraiva
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | O videodocumentário“Aquário do Pantanal: A construção do maior complexo de água doce do mundo” registra o momento histórico da construção do Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna (CEPRIC), intitulado Aquário do Pantanal, no Estado de Mato Grosso do Sul, previsto para ser inaugurado em dezembro de 2014. Por meio de pesquisa jornalística, apuração, entrevista, trabalho de campo, captação e edição de imagens, registramos a parte da finalização da obra e os principais componentes do complexo, que tem como propósito ser o maior Aquário de água doce do mundo e está localizado no município de Campo de Grande.
Comunidade Tia Eva: Uso das redes sociais digitais como estratégia para o desenvolvimento e preservação da memória
- AUTOR | Antonio Henrique Silva Negruny
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | A Comunidade Tia Eva se estabeleceu em Campo Grande logo no início do desenvolvimento da cidade e foi reconhecida como comunidade quilombola em 2008 pela Fundação Cultural dos Palmares. O eixo desse trabalho é contribuir para a comunicação dessa comunidade, criando espaços de divulgação e empregando técnicas de assessoria de imprensa para registrar as ações da comunidade. Nesse sentido, criamos uma página no Facebook e um blog onde divulgamos o conteúdo jornalístico para auxiliar na preservação da memória e difusão da cultura. O plano é que as páginas sejam gerenciadas pelos próprios membros da Comunidade, em uma proposta de comunicação para o desenvolvimento.
- ARQUIVO | Relatório
Contra a parede – O grafite e a pichação em Campo Grande-MS
- AUTORES | Gustavo Arakaki Henrique, João Marcelo Correia Sanches e Thaís Lopes Pimenta
- ORIENTADORA | Greicy Mara França
RESUMO | Nosso trabalho de conclusão de curso consiste em um vídeo documentário que mostra as transformações do cenário urbano de Campo Grande (MS) por meio de pichações e grafites. Além de exibirmos um fragmento da realidade de indivíduos inseridos na situação das intervenções gráficas urbanas, conseguimos registrar um processo em nossa cidade por qual outras já passaram. Acreditamos que o entendimento deste fenômeno social pode auxiliar na absorção das informações de maneira mais tolerante por parte da sociedade campo-grandense. Diferentes ângulos na temática do documentário foram abordados, por meio de 11 personagens: três grafiteiros da capital que acompanham o desenvolvimento desta arte; um grafiteiro paulista, conhecido internacionalmente, e transmissor de uma visão mais ampla do assunto; cinco pichadores que dão voz a um grupo rotulado pelo vandalismo; Gabriel Savelli, sociólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando na mesma instituição; e o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista, Antônio Silvano Mota.
- ARQUIVOS | Relatório – Vídeo
Do Rock ao Sertanejo: A produção e a venda da música autoral de Campo Grande
- AUTORA | Erika Alves Espíndola da Silva
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | O documentário radiofônico Do Rock ao Sertanejo trata da cena musical dicotômica que existe em Campo Grande. A pesquisa foi realizada sobre dois estilos polares – o rock e o sertanejo – partindo das opiniões e dúvidas dos músicos, produtores e a de um gestor público. Foram registradas as inovações e, principalmente, as diferenças nos métodos de produção e venda da música autoral dos dois estilos. O principal método utilizado foi a técnica da entrevista, que registra dados por meio de perguntas às fontes, gravando em áudio os relatos pessoais. Concluiu-se que a existência das diferenças na produção, veiculação e venda dos estilos musicais discutidos estão amplamente ligadas ao incentivo financeiro e midiático que cada um recebe e à maior/menor facilidade de absorção do conteúdo das músicas pelo público.
Existem critérios para definir qualidade musical?
- AUTOR | Gabriel Elias dos Santos Cabral
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O objetivo do trabalho foi produzir um rádio documentário com duração de 25 minutos e discutir se existem critérios para definir qualidade musical. Como metodologia foram feitas entrevistas com profissionais ligados à música, na procura de uma direção que pudesse indicar se existem parâmetros que balizam qualidade musical, mais especificamente a estética, como base foi usado um conceito de música que leva em consideração os elementos: harmonia, melodia, ritmo, textura, timbre e forma. A partir disso, os entrevistados fizeram uma análise do tema. A conclusão é que em termos sociais não é possível estabelecer critérios, mas em termos musicais pode ser feita uma análise das músicas e fazer um julgamento baseado numa determinada tradição musical.
- ARQUIVOS | Relatório – Áudio
Gigante de Chumbo
- AUTOR | Jones Mário de Ávila Minervini Júnior
- ORIENTADOR | Edson Silva
RESUMO | A obra aborda aspectos da construção do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, do período de 1967 a 1971 pela ótica de sua ligação direta com as políticas de difusão e propagação dos ideais nacionalistas, ufanistas e de integração do país, defendidas pelo regime militar e seus aliados no Brasil. O livro-reportagem busca mostrar ao leitor que não havia motivação senão a política para a construção de uma arena esportiva com capacidade para cerca de 40 mil pessoas em uma Campo Grande que, na época, possuía aproximadamente 140 mil habitantes. No período abordado, apesar do status de maior cidade do estado do Mato Grosso uno, a cidade não possuía nenhuma liga de futebol profissional, tampouco representante em campeonatos nacionais. Foram pesquisados arquivos do jornal Correio do Estado, periódico que se auto-intitulava como o de maior circulação em Campo Grande durante os anos da construção do estádio, para resgatar fatos históricos, causos e acontecimentos que rodearam a edificação. Após seu auge nas décadas de 1970 e 1980, o Morenão tornou-se mais um estádio abandonado e sem fomento esportivo local.
- ARQUIVOS | Relatório – Livro-reportagem
Jornalismo UFMS: Duas décadas e meia em relatos de professores e ex-alunos
- AUTORAS | Brenda Cirino Gonçalves e Lays Marques dos Santos Colombelli
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | O livro-reportagem intitulado “Jornalismo UFMS: Duas décadas e meia em relatos de professores e ex-alunos”, tem como objetivo retratar a trajetória do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que em 2014 comemora 25 anos de criação. Após anos de luta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul, articulado com outros segmentos da sociedade, o curso foi criado pela UFMS. A primeira turma ingressou em 1989. Com base em entrevistas e pesquisa documental da época, este trabalho apresentará perfis de pessoas que ilustram os acontecimentos, mudanças profissionais e tecnológicas e o contexto atual do primeiro curso de Comunicação Social de Mato Grosso do Sul. Este trabalho visa preservar a memória deste curso tão importante para a sociedade e para o cenário jornalístico.
Livro-reportagem: O grão não morre: A vida de cinco famílias espanholas na economia do café
- AUTORA | Izabela Sanchez Silva de Carvalho Nanni
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | Este trabalho consiste na conjunção de um livro-reportagem e de um estudo monográfico, de caráter teórico. O livro-reportagem “O grão não morre” possui uma narrativa que acompanha a vida de famílias de imigrantes espanhóis no contexto das lavouras de café na região de Bauru. Utilizou-se da família Sanchez como objeto principal e guia narrativo para as outras histórias. O estudo teórico, que precede o livro, é um conjunto de reflexões sobre o jornalismo como ferramenta de recuperação de histórias de família. É dividido entre temáticas sobre as técnicas de captação do campo da história que podem ser apropriadas como recursos para os jornalistas e reflexões a respeito dos elementos do jornalismo literário que podem servir de suporte para a construção da linguagem do livro. O trabalho foi feito com análises bibliográficas sobre as temáticas do estudo e do livro-reportagem. Feito isto, foram realizadas viagens e entrevistas com pessoas da família Sanchez e das outras famílias, além de visitas a museus e centros de documentação histórica. Além dos relatos das pessoas, foram recolhidas fotografias e outros documentos diversos que se relacionam com essas histórias.
- ARQUIVOS | Relatório – Livro-reportagem
Nas ondas da história: Rádios de Campo Grande, Vozes de memórias
- AUTOR | Michel Lorãn Ribeiro Amaral
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O presente trabalho tem como objetivo retratar a história de importantes locutores de Campo Grande. Para isso foi realizado um radiodocumentário com entrevistas dos personagens da radiodifusão local. Selecionou-se um personagem da comunicação rural, um do entretenimento e um do radialismo esportivo. Para discorrer sobre os aspectos técnicos e teóricos da produção radiofônica, utiliza-se da classificação de gêneros e formatos de Barbosa Filho (2009), da característica da linguagem radiofônica de Balsebre (2005), de memória social da Eclea Bosi (2003) e por fim das referências da história do rádio no Brasil e no mundo de Prado (2013) e Ferraretto (2001). Outro ponto que também será mencionado nesse trabalho é o processo de migração das rádios AM para FM, e como isso afetará a audiência dos programas locais, segundo os radialistas entrevistados.
Vídeo-documentário: Um cara diferente
- AUTORAS | Amanda da Silva Amaral e Hannah de Moliner Payo Marques
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | O vídeo-documentário “Um Cara Diferente” retoma a importância que o ator, produtor e cineasta David Cardoso possuiu no período do cinema brasileiro conhecido como pornochanchada, entre as décadas de 70 e 80, e mostra sua vida após o fim deste ciclo no seu estado natal, Mato Grosso do Sul. Além disso, demonstra, sob o ponto de vista de personagens do meio cinematográfico da época e personagens sul-mato-grossenses, o que a carreira do ator representa para a memória do cinema nacional e regional. O relatório visa apresentar o processo de produção do vídeo-documentário. As atividades, que aqui constam, são baseadas em um planejamento prévio, levando em consideração as dificuldades encontradas para captação de informações. Para o desenvolvimento da linguagem audiovisual jornalística humanizada foi necessário embasamento teórico, entrevistas e análise de documentos pessoais cedidos pelas fontes.
- ARQUIVOS | Relatório – Vídeo
Viator – Revista digital de turismo
- AUTORA | Ana Carolina Schirmer Lima
- ORIENTADOR | José Márcio Licerre
RESUMO | O projeto Viator – Revista Digital de Turismo tem como objetivo produzir, redigir e editar uma revista multimídia sobre turismo, construída de forma colaborativa para a expor diferentes pontos de vista e apresentar conteúdos que não poderiam ser publicados sem a ajuda destes viajantes. Para o planejamento desta publicação, foram levados em consideração referenciais teóricos sobre Jornalismo, Editoração, Jornalismo Colaborativo e Ciberjornalismo, além do conhecimento de publicações impressas e digitais voltadas para o turismo existentes no país e algumas experiências editoriais feitas por diferentes autores no quesito revista digital. O objetivo do trabalho é criar uma publicação colaborativa, mediada por um editor que agirá como centralizador da informação, onde o viajante adepto do turismo fora de rota e não usual possa consultar e participar da sua produção, tornando possível uma nova proposta para o modelo de revista digital.
- ARQUIVO | Relatório
Viver ou se entregar – Histórias de Superação
- AUTORAS | Ana Lívia Tavares da Silva e Cecília Paes Ribeiro
- ORIENTADOR | Marcelo Vicente Cancio Soares
RESUMO | O Projeto Experimental intitulado “Viver ou se Entregar – Histórias de Superação” tem como produto um videodocumentário que retrata a história de quatro mulheres que buscam superar diariamente dores e traumas causados por situações passadas em suas vidas. O trabalho surge da necessidade de demonstrar como pessoas que passam por situações traumáticas conseguem ultrapassar os obstáculos que surgem como consequência e transformá-los em algo que possa ajudar outras pessoas que passem pela mesma situação. O projeto busca incentivar e dar exemplos de superação dentro da realidade dos casos de Campo Grande (MS).