2017/1
A cobertura sobre crimes do programa Cidade Alerta MS: Análise a partir de parâmetros normativos
- AUTORA | Júlia Soares Paz
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise baseada em parâmetros normativos sobre a abordagem jornalística acerca das infrações tipificadas como crimes contra o patrimônio e os tipos elencados na Lei 11.343, de 2006, conhecida como Lei de Drogas. Como opção metodológica, foram selecionadas oito reportagens do programa televisivo Cidade Alerta MS, exibido na Rede Record MS e classificado como Jornalismo policial. Ao optar por esse tema, a monografia, busca evidenciar a importância da observância do respeito aos direitos humanos fundamentais no exercício da atividade jornalística. Para esse fim, este trabalho traz, no primeiro capítulo, uma contextualização histórica a respeito da relação entre jornalismo e cidadania; no segundo capítulo, estabelece os parâmetros normativos, formados pelos trechos pertinentes extraídos da Constituição Federal, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dos princípios do Direito Penal e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a serem adotados na análise propriamente dita. A análise empírica verificou se a construção das reportagens do programa Cidade Alerta MS está em sintonia com a legislação brasileira e com os critérios éticos atribuídos ao Jornalismo. Como resultados, foram encontradas diversas infrações aos parâmetros legais e/ou ético-deontológicos estabelecidos.
- ARQUIVO | Monografia
Doce Sobrevida
- AUTORA | Júlia Beatriz Oliveira de Freitas
- ORIENTADOR | Marcelo Câncio
RESUMO | Este livro-reportagem visou explorar de forma mais aprofundada a introdução da atividade apícola no assentamento Taquaral, localizado na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O trabalho aborda a questão rural brasileira, as contradições do espaço agrário no Brasil e também no estado, para uma maior compreensão do contexto em que se formou o assentamento em questão. Com muitas dificuldades na prática agrícola, estas famílias tiveram de buscar a readaptação de suas atividades e tradições para a sua sobrevivência. Entre estas atividades, que teve seu maior destaque com a criação de gado leiteiro, a apicultura despontou como uma alternativa ecológica rentável e possível dentro do assentamento. Apesar do ainda escasso número de apicultores, a prática se mostra com grande potencial, excedendo em benefícios a venda do leite, já que o espaço agora conta com um entreposto e uma associação, a Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá (AAAFC). O livro conta histórias de alguns dos assentados associados e de suas experiências, que os levaram a buscar na apicultura uma complementação de renda e também uma forma de resistir dentro do assentamento, que ainda apresenta muitas dificuldades por conta das condições da região pantaneira. A atividade apícola também se mostra como essencial no combate ao uso intensivo de agrotóxicos, promovidos pelo agronegócio no estado.
ARQUIVOS | Relatório – Livro-reportagem
Elzas empoderadas
- AUTORA | Bárbara de Almeida
- ORIENTADOR | Edson Silva
RESUMO | Série de reportagens-conto sobre fortalezas femininas.
- ARQUIVOS | Relatório – Livro-reportagem
Mulheres de Raça
- AUTORAS | Stefanny Veiga e Vivian Campos
- ORIENTADOR | Marcelo Câncio
RESUMO | “Mulheres de raça” é um vídeo – documentário que se propõe a discutir a solidão da mulher negra, a hipersexualização construída em torno de seu corpo e a discriminação decorrente dessas problemáticas. As 11 mulheres, sendo duas estudiosas de relações de gênero e raça, expõem aqui questões vividas em relacionamentos afetivos. Tratam de situações como a rejeição sofrida desde a fase escolar, a solidão, a discriminação racial no âmbito de um relacionamento amoroso, a negativa em assumir a mulher negra em espaços sociais, a procura somente para fins sexuais, o assédio caracterizado com abordagens pejorativas e o preterimento, que coloca a mulher negra como última opção ideal para um relacionamento afetivo. Os relatos são de mulheres comuns, de diferentes faixas etárias, heterossexuais e homossexuais, com diferentes níveis de escolaridade e classes sociais, mas com uma coisa em comum: São negras que vivenciaram o peso do assédio, discriminação ou do preterimento pela cor.
Sobre Elas
- AUTORAS | Gabriela Castro e Juliana Cristina Santos
- ORIENTADORA | Rose Mara Pinheiro
RESUMO | A revista Sobre Elas é um produto jornalístico destinado ao público feminino interessado em assuntos de empoderamento e na busca pelos direitos das mulheres na sociedade. O objetivo da revista é oferecer ao público sul-mato-grossense um veículo que interaja com as mulheres a partir de uma leitura regional, baseada na realidade do feminismo no Estado. Por meio de entrevistas, obtivemos os seguintes conteúdos: feminismo, transexualidade, mães solos, direitos da mulher, violência doméstica, editorial de fotos, perfil de uma jovem feminista, coluna sobre superação, mulheres no empreendedorismo, no esporte e na engenharia. Escolhemos o formato revista devido à nossa identificação com o veículo de mídia e o tema correspondente à nossa vivência como mulheres e feministas.
2017/2
A área cinza: Um documentário sobre assexualidade
- AUTORA | Ana Carolina Planez
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | O assunto abordado nesse trabalho é a assexualidade, uma orientação sexual caracterizada pela falta de atração sexual. É tratado o que é assexualidade, como foi o processo de se identificar com essa orientação sexual para pessoas assexuais e que tipos de pressões e preconceitos essas pessoas sofrem. Foram feitas entrevistas com pessoas que se identificam como assexuais e profissionais da área de psicologia e sociologia. Foi produzido um documentário com essas entrevistas, mostrando a vivência de pessoas assexuais e comentários de fontes técnicas sobre o assunto.
A comunidade surda e a comunicação em Libras: A língua negligenciada entre nós
- AUTORAS | Maria Luiza Queiroz Pereira e Mayara Franciny Bakargi Almeida
- ORIENTADOR | Marcelo Vicente Cancio Soares
RESUMO | Este projeto teve por objetivo analisar a acessibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Comunicação e explicar através de uma videorreportagem a importância da língua e das leis criadas para proteger os direitos dos surdos. E com base em fontes documentais, pessoais e audiovisuais, foram levantados dados sobre a LIBRAS e as problemáticas existentes quanto a acessibilidade dos surdos nos afazeres cotidianos. Negligenciados pela sociedade, os surdos são submetidos a uma falha de comunicação que os prejudica em todo o âmbito social.
A construção do storytelling: O uso do Snapchat em ciberjornalismo
- AUTORA | Rafaela Roque Fernandes
- ORIENTADOR | Gerson Luiz Martins
RESUMO | O presente trabalho se propõe a examinar o conteúdo jornalístico publicado na rede social Snapchat, a partir da análise dos conteúdos temporários da plataforma Discover, disponibilizados pelo jornal britânico Daily Mail e a emissora de televisão norte-americana CNN, além dos conteúdos publicados nos perfis do jornal norte-americano The Washington Post e o jornal português Expresso. A popularidade do Snapchat entre os jovens torna necessária a compreensão da nova rede social e as possibilidades que oferece para o ciberjornalismo. A pesquisa usa como referências conceituais as teorias sobre a convergência midiática de Henry Jenkins (2012), as redes sociais de Raquel Recuero (2009 e 2014) e as características de ciberjornalismo estruturadas por João Canavilhas (2014). De acordo com as observações realizadas no trabalho, a plataforma é uma ferramenta que possibilita a sintetização das notícias diárias dos jornais, em diversos tipos de narrativa, de forma objetiva, prática e exclusiva para os usuários da rede social.
- ARQUIVOS | Monografia
Amor à camisa: A vida de ex jogadores de Campo Grande MS
- AUTOR | Michel Franco
- ORIENTADOR | Marcelo Vicente Soares Cancio
RESUMO | O vídeodocumentário relata em 36 minutos a história de seis ex-jogadores de futebol de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). É composto por entrevistas de ex-atletas que jogaram entre 1977 e 1990 e de um jornalista pesquisador do futebol Sul-Mato-Grossense. A obra não possui caráter biográfico, as histórias contadas pelas fontes trazem opiniões, fatos e a situação do esporte na visão deles. A obra busca mostrar à sociedade um tema ainda não contado, a vida dos cidadãos que trabalharam como futebolistas. O documentário trata também das condições trabalhistas que os jogadores eram submetidos, e as consequências que tais circunstâncias possuem na vida dos entrevistados, atualmente, como ex-atletas.
Assentamentos humanos: Narrativas jornalísticas de viagem e o uso da grande reportagem multimídia
- AUTORA | Loraine França Gonçalves
- ORIENTADOR | Edson Silva
RESUMO | O Projeto Experimental estuda as narrativas jornalísticas de viagem, aplicando o conceito na construção do olhar ético sobre os assentamentos humanos. A viagem quando associada à observação jornalística, com o compromisso social-ético, permite o desenvolvimento de narrativas diferenciadas. A viagem pressupõe a ação de uma pessoa em um determinado tempo e espaço, logo, concluímos que viagem é narrativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, escolheu-se a comunidade ribeirinha localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, em Ladário (MS). A visibilidade dessa população foi construída na perspectiva dos direitos humanos fundamentais e investigando-se problemas sociais urgentes. A realização de viagem até o local, aliada à imersão, bem como à pesquisa jornalística exaustiva para composição de documento de pesquisa foram as bases para a construção da grande-reportagem multimídia, intitulada “Eles vivem no meio da rodovia”, e narrativas complexas que evidenciam os dramas humanos da população da APA Baía Negra.
- ARQUIVOS | Relatório
Construção da Identidade Jornalística pelo Documentário: Uma Análise das Representações dos Jornalistas em o Mercado de Notícias
- AUTOR | Leopoldo Pedro Neto
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | Esta monografia tem por objetivo desenvolver um estudo sobre as representações da identidade jornalística no documentário brasileiro O Mercado de Notícias (Jorge Furtado/2014/94 min) a partir dos conceitos de habitus e de campo social elaborados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. No desenvolvimento da análise, as falas dos atores sociais participantes da produção foram transcritas e elaborou-se fichas técnicas com as principais cenas que compõem o corpus da pesquisa. Parte-se do princípio de que as noções bourdieusianas de campo social e de habitus fornecem elementos para se compreender os valores simbólicos compartilhados entre os jornalistas e suas manifestações de identidade no documentário em questão.
- ARQUIVOS | Monografia
Corpos em luta: narrativa experimental fotojornalística online sobre a mulher da periferia campo-grandense
- AUTORA | Camila Vilar de Oliveira
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | ‘Corpos em Luta’ é uma narrativa experimental fotojornalística online que retrata a trajetória de cinco mulheres que vivem na periferia da cidade de Campo Grande, localizada no estado de Mato Grosso do Sul. Fruto do resultado de uma exploração na fotografia, fotovídeo, áudio e texto, a plataforma tem o objetivo de trazer visibilidade e espaços de fala para as entrevistadas, por meio de registros imagéticos de seus cotidianos, lutas e mazelas. No decorrer dos seis capítulos a situação da mulher de periferia foi relatada e problematizada com o intuito de retratar como o machismo as afetam no Brasil. Os resultados principais foram trazer mais protagonismo para as personagens, em uma narrativa que exercita a empatia com a outra, além de evidenciar novas possibilidades com plataformas digitais e experimentações fotográficas para futuros projetos experimentais de estudantes de jornalismo.
- ARQUIVO | Relatório
Da base ao pódio: Documentário sobre o cenário do esporte de base em Mato Grosso do Sul
- AUTORAS | Danielle Oliveira Mugarte e Maria Carolina Amorim de Souza Lins
- ORIENTADOR | Marcelo Vicente Cancio Soares
RESUMO | Este trabalho aborda a situação do esporte de base em Mato Grosso do Sul, com ênfase nas modalidades do futebol, do judô e da ginástica artística. O esporte na fase infantojuvenil é fundamental para o desenvolvimento físico e motor do atleta, o que possibilita o bom desempenho do mesmo nas categorias profissionais. Além do fator de rendimento, o esporte é considerado uma das maiores formas de inclusão social, principalmente entre crianças e jovens, e é responsável por potencializar as relações de trabalho em equipe, competição e dedicação. No estado há carência de incentivo financeiro para os atletas e para os clubes que pertencem, tanto de recursos vindos da esfera pública quanto da esfera privada, que seriam os possíveis patrocinadores. A falta de apoio da população através da torcida e a pouca visibilidade nos meios de comunicação, que tratam o esporte de forma extremamente superficial e repetitiva, apenas com ênfase em placares e vendas de jogadores, também são fatores que contribuem para o esquecimento do esporte. A apuração do trabalho foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, fontes documentais, pesquisa de campo, entrevistas e filmagens, e resultou na produção de um documentário de 27 minutos sobre o assunto.
Escravos do carvão: O trabalho em condições degradantes em Mato Grosso do Sul
- AUTORA | Caroline de Almeida Carvalho
- ORIENTADOR | Edson Silva
RESUMO | Este relatório apresenta resultados finais do Projeto Experimental “Escravos do Carvão: o Trabalho em Condições Degradantes em Mato Grosso do Sul”, que trata sobre o trabalho análogo à escravidão praticado em algumas carvoarias sul-mato-grossenses. O objetivo da pesquisa é apresentar o desenvolvimento da atividade carvoeira no estado, com foco na região de Ribas do Rio Pardo, a partir da constituição do Maciço Florestal de Eucalipto de Mato Grosso do Sul na década de 1970, e os seus reflexos sociais negativos e duradouros para muitos trabalhadores e trabalhadoras. Os referenciais metodológicos utilizados para a consecução do trabalho incluem análises qualitativas e a pesquisa jornalística, considerando as fontes documentais, entrevistas de profundidade semi-estruturadas e observação direta, com imersões no cenário onde ainda se constata a violação dos direitos humanos. A construção de narrativas se deu com base nos recursos narrativos, dissertativos e descritivos. O suporte é a grande reportagem multimídia em formato long-form. A reportagem, dividida em quatro capítulos, pode ser acessada no endereço http://projetil.ufms.br/2017/11/30/escravos-do-carvao.
- ARQUIVO | Relatório
Fruto (a)colhido – Narrativa transmídia sobre o extrativismo sustentável de frutos nativos do Cerrado em Mato Grosso do Sul
- AUTORAS | Letícia Ferreira Bueno e Thayná Rafaela de Oliveira
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | “Fruto (a)colhido – Narrativa transmídia sobre o extrativismo sustentável de frutos nativos do Cerrado em Mato Grosso do Sul” é uma grande reportagem transmídia dividida em três produtos jornalísticos: uma reportagem multimídia no estilo longform, um minidocumentário alocado em um DVD-Rom e uma reportagem fotojornalística impressa. O produto experimental em questão aborda as etapas de colheita, processamento, comercialização e valorização de frutos nativos do Cerrado, e como comunidades tradicionais e rurais de Mato Grosso do Sul utilizam-se destas atividades para complementar a sua renda familiar. A grande reportagem fala ainda sobre os impactos dessas atividades no Cerrado e a conservação deste bioma. A reportagem multimídia está dividida em três capítulos – Fruto de quintal, Cerrado em pé e Eu sou terra – que abordam as ações em torno desses frutos. O minidocumentário e a reportagem fotográfica serão entregues aos moradores das comunidades após as considerações finais da banca avaliadora, assim como a compra de um domínio permanente.
-
ARQUIVOS | Relatório – Fotorreportagem – Vídeo
“Kaiowá: mulheres sem medo” – Narrativa longform sobre indígenas na luta pelo território
- AUTORAS | Mylena Garcete Rocha e Nayla Brisoti Barbeta
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | “Kaiowá: mulheres sem medo” é uma narrativa longform para a web sobre a luta das mulheres Guarani Kaiowá pelo seu território de origem, o tekoha. Localizadas no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, as Kaiowá resistem dia após dia, não só para retomar suas terras, como pela própria sobrevivência. A narrativa longform utiliza as tipologias narrativa e descritiva e diversos recursos multimídia como áudios, fotos, mapas e vídeos. O trabalho está dividido em cinco capítulos, sendo um deles com base na “Kuñangue Aty Guasu- Assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá” que aconteceu do dia 18 a 20 de setembro de 2017, no tekoha Kurusu Amba II, em Coronel Sapucaia. Os demais capítulos retratam perfis de quatro mulheres Kaiowá que se destacam no contexto, sendo elas: Adelaide Sanábria, Clara Barbosa, Damiana Cavanha e Helena Gonçalves. Elas moram nos territórios Apyka’í, Laranjeira Ñanderu, Limão Verde e Tayassu Ygua, nos respectivos municípios de Dourados, Rio Brilhante, Amambai e Douradina. A plataforma está disponível em www.kaiowamulheressemmedo.com.br.
- ARQUIVO | Relatório
Lugar de mulher é onde ela quiser: Narrativa transmídia sobre mulheres em profissões tradicionalmente masculinas
- AUTORAS | Daiana Porto Barbosa e Giovana Rodrigues Silveira
- ORIENTADORA | Rose Mara Pinheiro
RESUMO | “Lugar de mulher é onde ela quiser” é uma reportagem em narrativa transmídia que usa recursos da plataforma multimídia, sobre 6 mulheres em profissões tradicionalmente masculinas em Mato Grosso do Sul. O objetivo da reportagem é dar voz e retratar essas mulheres, seu cotidiano, dificuldades, desafios e preconceitos vividos em suas profissões. A narrativa é contada por meio de perfis individuais, com slide de fotos em vídeo e a narração em primeira pessoa, feita por cada mulher, por meio de áudio.
- ARQUIVO | Relatório
Pelicano: Para que outros possam viver
- AUTORES | João Gabriel Serrano Fusquine, Larissa Moreti de Lima Ribeiro e Larissa Vizoni Scudeller Gomes
- ORIENTADORA | Kárita Francisco
RESUMO | Este trabalho consiste em um vídeo-documentário que busca retratar, por meio dos depoimentos dos indivíduos que compõem o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, da Base Aérea de Campo Grande, o significado do que os militares chamam de Espírito SAR (Search and Rescue) – o espírito de busca e salvamento da equipe. O produto reconstrói a história e os principais acontecimentos do Esquadrão com documentos e imagens de arquivos, enfatizando os agentes humanos que o integram e apresentando uma análise mais aprofundada sobre o tema no ano em que o 2º/10º GAV completa 60 anos de existência.
Projétil: experiência digital
- AUTOR | Lauro Gustavo José Balbueno
- ORIENTADOR | Alfredo Lanari de Aragão
RESUMO | Este trabalho descreve a experiência de adaptar uma edição do jornal laboratório Projétil da UFMS para a web a partir de um projeto visual desenvolvido especificamente para este meio. Para tanto, propomos um processo em 5 etapas que inicia com a análise do projeto editorial e do projeto visual do Projétil impresso para, em seguida, propor alternativas de layout e adaptação do conteúdo da edição escolhida para a web. O resultado consiste em um produto digital online de uma edição específica do jornal Projétil implementada na forma de website.
- ARQUIVO | Relatório
Telejornalismo popular: Análise do modo de endereçamento do programa “O Povo na TV” (SBT/MS)
- AUTORA | Júlia Verena Pereira da Silva
- ORIENTADORA | Márcia Gomes Marques
RESUMO | O objetivo geral deste trabalho é entender os modos de endereçamento do telejornalismo popular em Campo Grande, a partir do estudo de caso do programa “O Povo na TV”. O período selecionado para esta análise se refere às edições dos dias 13 a 18 de novembro de 2017, de segunda-feira a sábado, totalizando 11 horas de programação gravada. O tema foi escolhido devido a importância de aprofundar os conhecimentos teóricos na área do jornalismo. Utiliza-se o conceito de modo de endereçamento, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Análise de Telejornalismo, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Esse conceito permite estudar as estratégias comunicativas utilizadas para que um determinado programa possa relacionar-se com sua audiência. Percebeu-se que os produtos telejornalísticos de segmento popular utilizam técnicas de sedução diferenciadas das utilizadas pelos jornais de referência, como, por exemplo, a explícita tendência ao sensacionalismo e ao entretenimento.
- ARQUIVO | Monografia