Acesso a quem? Infografia multimídia sobre acessibilidade para pessoas com deficiência em Campo Grande
- AUTORA | Evelyn de Jesus Mendonça
- ORIENTADORA | Rafaella Lopes Pereira Peres
RESUMO | O projeto experimental “Acesso a quem? Infografia multimídia sobre acessibilidade para pessoas com deficiência em Campo Grande” objetivou levantar a problemática da inclusão de pessoas com deficiência em espaços públicos da capital de Mato Grosso do Sul. Para entender sobre o assunto, foi pesquisado sobre o conceito de acessibilidade e mobilidade, as preocupações produtivas do Design Inclusivo/Universal e legislações relativas à acessibilidade. Além disso, foi feito um levantamento de dados sobre a quantidade de pessoas com deficiência em âmbito nacional, regional e municipal. O projeto contou com entrevistas com PcD, especialistas e autoridades públicas. Este relatório apresenta, ainda, o processo de construção do infográfico multimídia, as dificuldades do projeto e os objetivos alcançados. O resultado do projeto foi o compartilhamento, por meio de uma infografia multimídia, criada na plataforma Readymag (https://readymag.com/u2911278762/2910741/).
- ARQUIVO | Relatório
A cor no jornal laboratório Projétil – Análise do uso da cor e das possíveis implicações no conteúdo jornalístico
- AUTORA | Bianca dos Santos Tobin
- ORIENTADORA | Rafaella Lopes Pereira Peres
RESUMO | Esta monografia tem como objetivo principal a análise experimental da utilização de cores no Jornal Laboratório Projétil, desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo da UFMS e verificação das possíveis implicações do uso das cores no conteúdo jornalístico. O Projétil foi selecionado para análise por seu caráter de experimentação, história e pelo número de edições publicadas. Para alcançar o objetivo foi efetuada uma análise quali-quantitativa. A parte quantitativa foi elaborada com o auxílio de contagens e tabelas e a análise qualitativa foi realizada com o auxílio dos conceitos de “ação positiva” e “ação negativa” do uso da cor, elaborados por Guimarães (2003). Os resultados apresentam alguns potenciais comunicativos da cor no conteúdo e nesta publicação jornalística específica – o jornal laboratório e, também, indicam que a cor pode interferir no conteúdo jornalístico, dependendo de sua aplicação. Além disso, conseguimos apresentar, visualmente, as transformações no uso da cor no Projétil, num processo de conscientização do uso e, consequente, diminuição na quantidade de cores nas páginas, e a presença da cor no novo projeto gráfico, com aplicações e intenções comunicativas específicas.
- ARQUIVO | Monografia
A rua tem saída
- AUTORA | Giovanna Percio da Silva
- ORIENTADOR | Julio Bezerra
RESUMO | Este trabalho apresenta uma narrativa sobre pessoas que saíram da situação de rua em Campo Grande/MS em formato de filme documentário. Para alcançar este objetivo, o projeto se estruturou em três pilares – a pesquisa bibliográfica, com levantamento teórico sobre o tema; a produção efetiva, com a realização de entrevistas, imersão na realidade retratada por meio de acompanhamento do cotidiano dessas pessoas e captura de imagens de base; e, por fim, a construção do filme, com a edição do material coletado. O compilado de técnicas, informações e relatos, foi decisivo para a concretização do objetivo inicial – discutir os motivos que levaram pessoas à situação de rua e, também, as motivações que os fizeram sair dela. De forma humanizada e representativa, este projeto dá voz e visibilidade ao assunto que permanece, por muitas vezes, estigmatizado e superficial em meio à sociedade e aos modelos midiáticos.
A voz do Bráz – Trabalho informal e a Covid-19
- AUTORA | Isabela Assoni Campos
- ORIENTADOR | Julio Bezerra
RESUMO | Este trabalho apresenta uma narrativa que une relatos sobre o cotidiano dos trabalhadores informais da região do Brás, em São Paulo, no contexto da pandemia da Covid-19 em formato de filme documentário. A partir disso, foi iniciada uma busca a fim de entender a história realidade desses trabalhadores diante da “maior crise sanitária mundial da nossa época”, como descrita pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a construção da narrativa foram seguidas várias etapas como captação de fontes, entrevistas, estreitamento das relações com os personagens, acompanhamento da rotina no Brás, seleção e edição do material. Com o compilado de imagens, depoimentos e informações, foi possível chegar ao objetivo inicial, discutir os impactos da Covid-19 no cotidiano dos trabalhadores informais na cidade de São Paulo. Apesar do contexto atual, que exerce um impacto imensurável na vida de cada camelô, este projeto tem o objetivo de salientar os desafios, as histórias, os sonhos e a realidade das pessoas que fazem parte do maior centro comercial de São Paulo.
Belo sul Mato Grosso: um percurso sobre arte e cultura em MS
- AUTOR | Geovani Dorival Souza Santos
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | O livro-reportagem “Belo Sul Mato Grosso: Um Percurso Sobre Arte e Cultura em MS” possui como tema central a constituição e o valor da cultura artística de Mato Grosso do Sul, tendo como fio condutor as vivências do autor junto ao teatro desde a escola regular passando pelo curso de Artes Cênicas Teatro e Dança da UEMS e os trabalhos sobre cultura e arte nas disciplinas do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS). As entrevistas foram realizadas com diversas personalidades do cenário artístico cultural da região, reunindo artistas, produtores, representantes das autarquias de Cultura do Estado e da capital, como a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, além de variadas pesquisas sobre o tema desde a Pré-História. O produto estrutura-se em prólogo, sete capítulos e epílogo, sendo o prólogo sobre a origem do projeto e o primeiro capítulo sobre a constituição, características e os problemas que permeiam a cultura do Estado tendo como linha condutora as gravações realizadas no Laboratório de Radiojornalismo II para um radiodocumentario sobre a Cultura no Estado. Os capítulos seguintes resgatam o passado cultural e artístico da região desde a presença do homem pré-histórico, passando pelos povos originários e o período em que Mato Grosso do Sul fazia parte do Estado de Mato Grosso, com destaque para as produções artísticas, que ocorreram, então. O contexto político em cada período que antecede a formação cultural e artística do Estado e o cenário político contemporâneo também são abordados junto as problemáticas intrínsicas dessas épocas com relação as expressões artísticas, em especial, o teatro. No capítulo sexto e sétimo, são abordados os fundamentos do valor artístico cultural a partir de tratados sobre as Leis que os regem e as lutas da classe por obtenção de regulamentos e direitos. Finalmente, no derradeiro capítulo, é abordada a situação que o setor cultural teve de enfrentar durante a pandemia do novo coronavírus na capital.
- ARQUIVOS | Relatório – Livro-reportagem
Educação midiática na perspectiva de docentes da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (MS)
- AUTORA | Feyth Jaques de Oliveira
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | A presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de implantação e a implementação das diretrizes de conteúdo e de atividade da educação midiática nas escolas, no ensino fundamental e médio, referente ao campo jornalístico, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo foi pautado em pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujas informações foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo: esta última consistiu na aplicação de questionários a três professores da Rede Municipal de Ensino em Campo Grande-MS.
- ARQUIVO | Monografia
E nós aqui embaixo? – Podcast sobre comunidades enraizadas no Pantanal
- AUTORA | Alíria Priscilla dos Santos Aristides
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | O presente trabalho é uma série de podcast composto por quatro episódios, intitulado ‘E nós aqui Embaixo?’, que apresenta problemáticas socioambientais vivenciadas por moradores de quatro comunidades tradicionais do Pantanal Sul-Mato-Grossense, assim como a papel delas na proteção da biodiversidade local. Cada um dos episódios é dedicado a uma comunidade diferente: Porto da Manga, Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, Porto Esperança e Antônio Maria Coelho. Por meio de relatos fornecidos pelos moradores, são apresentados detalhes dos seus cotidianos, relação com a natureza, fonte de renda e, principalmente, receios e angústias diante de eventos como a seca, incêndios, mudanças climáticas e exploração predatória do Pantanal. O material sonoro foi transcrito e orientou a elaboração de roteiro, etapa que viabilizou a gravação da narração e montagem dos episódios. Assim, foi atingido o objetivo geral de apresentar o modo de vida, impactos e desafios vivenciados pelas comunidades tradicionais pantaneiras.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3 – Episódio 4
Entre perdas e partidas: diálogos sobre a Covid-19
- AUTORA | Emily Souza Bem
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | Entre Perdas e Partidas: diálogos sobre a Covid-19, é uma entrevista em formato radiofônico, que conta histórias de pessoas que faleceram em decorrência a COVID-19. Diante desses relatos, pode-se entender um pouco da dor e a dimensão de perder alguém, de forma repentina e por uma doença que matou mais de 610 mil pessoas. Para isso, foi realizado a apuração e análise sobre a pandemia no estado de Goiás, com o intuito de registrar o falecimento das pessoas do Estado. A partir de um roteiro elaborado previamente, foram feitas entrevistadas com quatro mulheres, que tiveram perdas de entes queridos. Nesse sentido, o intuito desse trabalho foi registrado a dor, o luto e a saudade daqueles que se foram em decorrência da Covid-19.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Esportecast – Vida de atleta – Série radiofônico sobre o cenário do atletismo em Mato Grosso do Sul
- AUTOR | Alex Murilo Nantes da Silva
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O “Esportecast: Vida de atleta”, trata-se de um produto radiofônico no formato de podcast, no qual aborda temáticas sobre o cenário do atletismo em Mato Grosso do Sul, mais precisamente na modalidade da corrida. Os três episódios que tem duração entre 18 a 21 minutos, têm o objetivo de apresentar a história das corridas e debater sobre a formação dos atletas, a ajuda do governo com auxílios financeiros e a falta de patrocínios de empresas privadas. Os episódios trazem também conversas com atletas, organizadores, representantes do governo e professores, que falam sobre as dificuldades para se praticar o atletismo no estado e a vivência de cada um com a modalidade. As entrevistas foram feitas via Google Meet, editadas em programas sonoros como Sound Forge e Sony Vegas, e posteriormente os episódios foram disponibilizados na plataforma digital Spotify.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Guerreiras de Themyscira – Uma série de podcasts sobre a presença feminina nos filmes da DC Comics e da Marvel a partir de 2008
- AUTORA | Taís Wölfert Dornelles
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O projeto Guerreiras de Themyscira é uma série de podcasts sobre a presença feminina nos filmes de adaptação dos quadrinhos da DC Comics e da Marvel lançados a partir de 2008. Em uma série de três podcasts de diálogos com entusiastas e pesquisadoras do universo geek/nerd o trabalho aborda: uma contextualização das produções do universo geek, as personagens femininas e suas características presentes nos filmes, as mudanças pelas quais essas personagens passaram, como elas são vistas pelo público assim como seus filmes, a diversidade presente nessas produções, o que ainda precisa ser mudado. O formato de podcast foi escolhido por sua facilidade em se gravar em período de distanciamento social devido a pandemia da Covid-19, sua dinamicidade, possibilidade de temas, formatos diversificados e sua aproximação com o público.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Jornalismo opinativo e democracia: uma análise dos artigos de opinião do jornal El País sobre os discursos de Jair Bolsonaro em 7 de setembro de 2021
- AUTORA | Fernanda Santos Feliciano Alves da Silva
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | Esta monografia pretende investigar a relação entre o jornalismo opinativo e a democracia, por meio da análise dos artigos de opinião do jornal El País Brasil referentes a cobertura do feriado de 7 de setembro de 2021 (Dia da Independência do Brasil), marcada por declarações antidemocráticas do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Para o desenvolvimento da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca do próprio conceito de sistema político democrático, sua relação histórica com o jornalismo, os direitos constitucionais assegurados no Brasil pela Constituição Federal de 1988, bem como das características do jornalismo opinativo no Brasil e a constituição da opinião pública. Com base nas pesquisas, os preceitos da democracia foram sistematizados em categorias e em seguida, identificados no interior da construção argumentativa dos artigos de opinião que compuseram o corpus do estudo. Os principais resultados obtidos indicam que a imprensa de opinião exerce papel fundamental em uma democracia de forma a abrir espaço para o debate e possibilitar a pluralidade e livre circulação de ideias.
- ARQUIVO | Monografia
Jornalismo policial no Mato Grosso do Sul: análise discursiva do Programa Cidade Alerta MS
- AUTORA | Raíssa Quinhonez Cruz
- ORIENTADORA | Daniela Giovana Siqueira
RESUMO | Este trabalho desenvolve um estudo sobre a produção jornalística produzida e veiculada pelo telejornal temático Cidade Alerta MS, transmitido pela Rede Record, de segunda à sexta-feira, com duração média de 1h45 minutos. A presente pesquisa tem o objetivo de compreender como é construído o discurso jornalístico neste programa, que traz como principal abordagem o jornalismo policial. O Cidade Alerta MS é um telejornal que apresenta características do telejornalismo, mas trabalha com outros elementos que o torna diferente dos telejornais convencionais. Existe a predominância da opinião do âncora e, por vezes, dos repórteres, mesclando sem muita delimitação o jornalismo informativo junto ao jornalismo opinativo. A Análise Crítica do Discurso e a Analise fílmica foram os métodos utilizados para analisar reportagens levadas ao ar no período de 02 a 13 de novembro de 2020.
- ARQUIVO | Monografia
Livro-reportagem: Apartamento 19
- AUTORA | Gabrielle Tavares Rodrigues
- ORIENTADOR | Felipe Quintino Monteiro Lima
RESUMO | “Apartamento 19” é um livro-reportagem que retrata a história de Luciana Cristina Bezerra França, uma jovem de 22 anos que perdeu a vida de uma maneira trágica e violenta. Dividido em um prólogo e quatro capítulos, a narrativa relaciona dados técnicos coletados pela perícia, com o luto e sofrimento de perder alguém que se ama. Além disso, apresenta um recorte sobre as características do jornalismo nos anos 1990 em Campo Grande-MS. O objetivo do trabalho é levantar reflexões acerca do machismo, feminicídio, relações de poder e preconceito social. Ademais, mostrar as falhas nas investigações do Poder Judiciário, que não soluciona 70% dos homicídios no Brasil, como mostrou levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, em setembro de 2020. Como método de pesquisa, foi usado o jornalismo investigativo, que tem função de perceber vidas anônimas, invisíveis aos olhos da sociedade mesmo vivendo nela. (KOVACH; ROSENSTIEL, 2003 apud ROCHA; XAVIER, 2013). Dessa forma, foram entrevistadas pessoas ligadas ao caso e consultados documentos oficiais a respeito das investigações.
- ARQUIVOS | Relatório – Livro-reportagem
Mulheres do meio: uma série sobre sustentabilidade no Podcast “Não me iludi”
- AUTORA | Ludimila Rodrigues
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | Este trabalho de conclusão do curso de Jornalismo é uma série intitulada “Mulheres do Meio” dentro do podcast “Não me iludi”. A série é composta por três episódios nos quais são discutidas questões socioambientais de Mato Grosso do Sul sob a ótica de mulheres diretamente envolvidas com a causa ambiental. Os assuntos abordados nos episódios englobam as queimadas no Pantanal sul-mato-grossense no ano de 2020 e os desafios encontrados pela comunidade ribeirinha da Baía Negra; relatos de uma jornalista ambiental na cobertura televisiva de meio ambiente e Pantanal; e os conceitos de permacultura e a difusão desta prática em Mato Grosso do Sul.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Percepção dos jornalistas sul-mato-grossenses sobre a queda da obrigatoriedade do diploma e o aumento da desinformação na sociedade
- AUTORA | Maria Paula Garcia
- ORIENTADOR | Marcos Paulo da Silva
RESUMO | A pesquisa volta-se à percepção dos jornalistas sul-mato-grossenses sobre a importância da formação universitária em jornalismo, a queda da obrigatoriedade do diploma e o aumento do volume de desinformação na sociedade através da aplicação de um questionário. Para tanto, o trabalho apresenta revisões bibliográficas sobre o contexto da queda de obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão no Brasil e as principais questões que envolvem o aumento da desinformação na sociedade. Como conclusões, pode-se afirmar, a partir do questionário, que os respondentes compreendem que os profissionais formados têm o aprendizado necessário para combater a desinformação e não produzi-la.
- ARQUIVO | Monografia
Peregrinos de Aparecida
- AUTORA | Lidiane Cristina Rodrigues Antunes
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | “Peregrinos de Aparecida” é um documentário jornalístico audiovisual sobre o que move os fiéis até ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que mostra o amor e a fé dos peregrinos à Mãe Aparecida. O trabalho traz diversos relatos de peregrinos sobre as graças e milagres alcançados por intercessão da Padroeira do Brasil. Ao longo de mais de 300 anos após o encontro da imagem, diversos católicos manifestam sua fé e espiritualidade fazendo peregrinações. Isso tem levado anualmente cerca de 12 milhões de fiéis ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado na cidade de Aparecida – conhecida popularmente como “Aparecida do Norte” – para prestar homenagens à Padroeira do Brasil.
Podcast ‘Identidades’ – Reflexões sobre gênero
- AUTOR | João Vitor Barbosa Marques
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | O projeto desenvolvido foi uma série de podcasts em que o tema abordado é o conceito de gênero na atualidade, as relações com a sexualidade, sua pluralidade e afins. Dessa forma, o produto consistiu em discutir o que é gênero a partir de três episódios que abordaram os seguintes temas: como o gênero se constitui na nossa sociedade atual, o uso do pronome neutro e a invisibilidade de indivíduos não binários e o transmedicalismo tratados por meio de diálogos com especialistas que elaboraram os conceitos e personagens que relataram suas experiências. Os programas foram gravados em formato de mesa-redonda com pesquisadores, professores, psicólogos, pessoas trans e não binárias com a finalidade de refletir sobre os paradigmas que cercam essas temáticas.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Ressignificadas: Padrões de beleza e possibilidades jornalísticas no Instagram
- AUTORA | Mayara Gabrielle do Nascimento Costa
- ORIENTADOR | Júlio Bezerra
RESUMO | Este trabalho consistiu na criação de um perfil no Instagram sobre histórias de mulheres reais que ressignificam os atuais padrões de beleza existentes como mulheres fitness, por exemplo, esteriótipo muito reforçado nas redes sociais por meio de blogueiras e influenciadoras digitais. Foram explorados os diferentes formatos que a plataforma dispõe como reels, IGTV e stories, mostrando que é possível produzir conteúdos jornalísticos sobre o tema e desconstruir os padrões de beleza estabelecidos atualmente – levantando também questionamentos e reflexões acerca do assunto e tentando compreender até que ponto esses conceitos estão enraizados na sociedade.
- ARQUIVO | Relatório
Reviver: vídeo documentário sobre transplantes renais em Mato Grosso do Sul
- AUTOR | Gustavo Bonotto dos Santos
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | Este trabalho apresenta como tema a realidade de pessoas que realizaram transplantes renais em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foi produzido um vídeo documentário com o objetivo de relatar a perspectiva de pacientes diante da queda no número de doações de órgãos em todo o país, agravada pela pandemia da Covid-19, e pelo alto número de recusas familiares após morte cerebral. Atualmente, a fila de espera por um transplante de rim no Estado conta com 147 pessoas, um número considerado alto devido à baixa taxa do número de doadores de órgãos e pacientes em hemodiálise. Para dar continuidade à narrativa destinada ao público-geral, foram realizadas pesquisas e entrevistas com a coordenação da Central Estadual de Transplantes, nefrologistas e pessoas que vivem com o novo órgão, com intuito de desmistificar a doação na região Centro-Oeste e ampliar a qualidade de vida de pessoas que estão na espera.
Terceira idade quarentenada – Podcast seriado sobre idosos na pandemia
- AUTOR | Henrry Oden Ascurra Souza
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O projeto Terceira Idade Quarentenada é um podcast seriado apresentado em três episódios em forma de entrevista, que aborda a vivência e a experiência de pessoas com mais de 60 anos com a pandemia do vírus Covid-19 em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Campo Grande e Sidrolândia. O projeto discute a visão de uma pessoa idosa sobre os medos da doença e as incertezas diante deste momento histórico no Brasil e no mundo. Os relatos foram feitos por seis fontes personagens; José Rodrigues, Zóia Rodrigues de Lima, Maria Aparecida Mendonça de Souza, Martha Barbosa dos Santos Pereira, Edson Silva e José Márcio Licerre. Além de uma fonte especialista, a psicóloga Mariana Falleiros. A série abrange o período do primeiro semestre de 2021, e discute a forma como essa parcela da população encara a pandemia, como está a saúde mental desses indivíduos durante o período de isolamento social e os preconceitos que os idosos ainda enfrentam na sociedade.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Você conhece a ‘tia da limpeza’? Documentário sobre o cotidiano das auxiliares de serviços gerais terceirizadas da UFMS
- AUTORA | Stefanny Lais Azevedo Marques
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | O documentário “Você conhece a ‘tia da limpeza’?” é um projeto experimental de conclusão de curso que tem como objetivo mostrar o cotidiano das auxiliares de serviços gerais terceirizadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em formato de vídeo documentário. Ele apresenta as atividades diárias dessas mulheres no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Foram feitas entrevistas semiestruturadas e abertas com as auxiliares de serviços gerais terceirizadas, alunos e servidores da universidade para compor o roteiro. Também foram realizadas gravações de áudio e vídeo da rotina dessas trabalhadoras. O curta metragem foi construído com linguagem própria sem a narração de locutor ou repórter para dar voz a essas mulheres. O produto jornalístico é destinado a toda sociedade para que ela conheça a realidade, as histórias e as personalidades das trabalhadoras que as vezes se tornam invisíveis.