A cena das mina: mulheres no rap sul-mato-grossense
- AUTORA | “Alicce” Rodrigues Rocha
- ORIENTADORA | Daniela Giovana Siqueira
RESUMO | O presente trabalho é uma websérie documental dividida em dois episódios, intitulada ‘A Cena das Mina – Mulheres no rap sul-mato-grossense’, que conta a história de quatro mulheres artistas de rap em Mato Grosso do Sul: MC Anarandá, rapper indígena da etnia Guarani-Kaiowá; Mel Dias, artista preta e periférica de Campo Grande; Serena MC, a primeira mulher sul-mato-grossense a chegar no Estadual da Batalha de MCs e Soul Ra, artista douradense com mais de 37 mil visualizações no YouTube. Cada episódio une relatos das rappers em blocos temáticos, discutindo assuntos como batalhas de rima, realidades periféricas e indígenas, família, machismo e ambições para o futuro. A gravação audiovisual de cada entrevista serviu de base para a elaboração do roteiro, que posteriormente foi montado e editado. O objetivo principal foi o de contar histórias regionais de mulheres artistas de rap, expondo tensões de gênero, raça e classe na música de Mato Grosso do Sul.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Episódio 1 – Episódio 2
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Documentário montado a partir da websérie
“A culpa é SEMPRE dela”: podcast sobre a cultura de estupro em ambientes institucionais de MS
- AUTORA | Patrícia Martins da Silva
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | O trabalho apresentado faz parte de um projeto experimental, em formato de podcast, intitulado “A Culpa é Sempre Dela”. A série é composta por três episódios nos quais são discutidas o atendimento dado para vítimas de violência sexual em ambientes institucionais como delegacias, a rede de saúde pública e as escolas municipais de Campo Grande (MS). Os assuntos abordados nos episódios englobam como a cultura de estupro influencia no acolhimento das mulheres, principalmente quando se trata de violência sexual, levando a culpabilização institucionalizada e revitimização.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Além do Lacre – narrativa visual do processo de montagem de personagens drag queens
- AUTORA | Isabella Procópio Perez
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | Além do Lacre é um fotolivro que estabelece uma narrativa por meio de captações fotográficas do processo de montação de quatro artistas drag queens de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele também é composto por quatro perfis jornalísticos, que exibem o início da trajetória dessas personagens. O tema foi escolhido com o intuito de valorizar a expressão drag, abordando como é o processo de montação nas etapas finais. Além disso, os objetivos se deram por registrar as dificuldades e incentivos, ressaltar a singularidade dos personagens, abordar as etapas padronizadas do processo de montação e expor as motivações desses artistas. O produto contou com sessões fotográficas e entrevistas na fase de apuração. A produção foi composta pelo projeto gráfico, decupagem das entrevistas e edição e seleção das imagens. Mesmo que a abordagem pretendida inicialmente tenha sido modificada, focando nas etapas finais do processo de montação, o resultado foi satisfatório.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Fotolivro
- Link no Repositório de TCCs da UFMS
Arte Urbana/MS: arte e luta de mulheres grafiteiras do Mato Grosso do Sul
- AUTORA | Lua Vieira de Souza
- ORIENTADOR | Júlio Carlos Bezerra
RESUMO | Esse projeto apresenta a criação de um documentário e de uma página de Instagram para a veiculação do produto, baseada no poder de disseminação da rede social. O produto jornalístico “Arte Urbana/MS: arte e luta de mulheres grafiteiras no Mato Grosso do Sul” tem o objetivo de colocar o trabalho de mulheres grafiteiras em foco, mostrando as dificuldades e preconceitos enfrentados por elas. Além disso, a ênfase é expor as formas de resistência das mulheres no movimento do grafite e dar visibilidade às personagens e suas problemáticas cotidianas, repletas de misoginia e sexismo. Para ambientar, exemplificar e mostrar com clareza o assunto, foram utilizados Reels, IGTV, publicações com fotos e links externos no perfil @arteurbana.MS, do Instagram, construindo assim um jornalismo de redes sociais sobre Arte Urbana protagonizada por
mulheres de Mato Grosso do Sul.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
A sobrecarga da maternidade solo: mães que caminham sozinhas
- AUTORA | Natália Pereira Severino
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | “A sobrecarga da maternidade solo: mães que caminham sozinhas” é um documentário jornalístico audiovisual sobre a realidade de mães solo, que traz relatos fundamentados em entrevistas realizadas com quatro mães que assumem a monoparentalidade feminina em Campo Grande – MS e vivenciam as dificuldades e os desafios da sobrecarga materna, psicológica e até mesmo econômica.
- ARQUIVOS | Relatório – Vídeo
- Link no Repositório de TCCs da UFMS
A utilização da plataforma Youtube pela mídia local: um estudo do SBT MS
- AUTORA | Nathalia Gonçalves de Alcantara
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | Este trabalho tem como objetivo compreender o uso que o canal SBT MS faz da plataforma YouTube, a partir da produção de conteúdo no telejornal da emissora, que são disponibilizados na plataforma. As perguntas de pesquisa foram como a mídia local, representada pelo SBT MS explora a plataforma de vídeos YouTube? Como as regras do YouTube impactam na disponibilização dos vídeos telejornalísticos locais? A pesquisa se enquadra no tipo exploratória que pretende levantar informações e conteúdos que sejam importantes para compreensão do objeto no período de junho de 2021 a junho de 2022. Como resultado foi possível identificar que o conteúdo enfrenta desafios ao ser disponibilizado em uma plataforma que tem algoritmos que identificam palavras-chave e imagens que para o jornalismo é informação e para a plataforma o conteúdo viola as políticas de diretrizes da comunidade.
- ARQUIVO | Monografia
Caminhos da moda: uma discussão sobre sustentabilidade e consumo na indústria têxtil
- AUTORA | Idaicy Solano do Nascimento
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | O projeto experimental proposto traz uma discussão sobre a sustentabilidade dentro da indústria têxtil, narrada a partir da perspectiva de pesquisadoras, consumidoras e empreendedoras que estudam, vivenciam e tiram seu sustento através da indústria da moda. Para a execução deste projeto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa documental, entrevistas jornalísticas, produção e edição de material multimídia e diagramação, resultando em três capítulos: “Consumo, a roda que faz o moinho da indústria girar”, “A Tendência do Efêmero” e “Ressignificando a Moda”. Ao longo dos capítulos, é exposta uma narrativa a respeito dos impactos sociais e ambientais que a indústria da moda causa, e quais as medidas que vêm sendo tomadas para que esses impactos diminuam. Através da linguagem multimídia, a reportagem traz relatos, fotos, vídeos e áudios, que informa e conscientiza o leitor, estreitando o caminho entre a moda e a sustentabilidade.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Site da reportagem
Cancelados: uma série de podcasts sobre a cultura do cancelamento
- AUTORA | Giovanna Cristina da Silva
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O presente trabalho intitulado “Cancelados” trata-se de uma série de podcasts que aborda questões que permeiam o movimento da Cultura do Cancelamento. Composto por quatro episódios, o produto traz onze fontes de diferentes áreas de atuação que abrangem as ciências sociais e políticas, semiótica, psicologia, comunicação social e digital e a área da internet. Os entrevistados são de diferentes cidades brasileiras (e países), e em conjunto, constroem debates que vão desde o contexto histórico até percepções atuais sobre o movimento. A série destaca ainda o perfil do cancelador e do cancelado e levanta discussão sobre os pontos positivos do cancelamento, se é que eles existem. O formato podcast foi escolhido por ser uma mídia atual, prática, de fácil acesso e sob demanda, permitindo ao ouvinte escolher o melhor momento e tempo para ouvir. As entrevistas foram feitas a partir de roteiros que foram criados com base em pesquisas teóricas e documentais com o acréscimo de questionamentos pessoais. As gravações foram realizadas via Google Meet e editadas no programa Audacity.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3 – Episódio 4
Cora: revista de moda de Dourados/MS
- AUTORA | Letícia Franco
- ORIENTADORA | Rafaella Lopes Pereira Peres
RESUMO | A revista “CORA” é um produto de jornalismo de moda voltado para a cidade de Dourados-MS. O trabalho foi produzido por meio de entrevistas com douradenses, tendo como tema principal a percepção dos habitantes da cidade sobre a moda, arte e outros aspectos culturais. Este trabalho apresenta as etapas da produção da revista CORA, da parte teórica à execução do conteúdo jornalístico, incluído o planejamento da comunicação visual, diagramação e divulgação. Os resultados observados apontam um cenário de moda pouco explorado em Dourados, mas em crescimento. Assim como, evidenciam o jornalismo de moda como um meio de potencializar esse crescimento.
Dança para quem? Reportagem hipermidiática sobre o preconceito no Pole Dance
- AUTORA | Isabella Ledo Motta
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | A reportagem hipermidiática ‘Dança para quem?’ debate os estigmas e os preconceitos que envolvem a prática de Pole Dance, sobretudo para as mulheres. Com o intuito de discorrer sobre os estereótipos que cercam a modalidade, a narrativa foi dividida em três unidades informativas. O primeiro item começa com um questionamento da origem, os benefícios e as três vertentes do Pole Dance. Seguindo o raciocínio, o segundo capítulo foi construído com os relatos da professora de dança e uma psicóloga, para abordar a discriminação que as praticantes sofrem em diferentes meios. Além disso, traz dois infográficos com uma pesquisa realizada com as pole dancers de quatro estúdios de Campo Grande. A última unidade informativa conta a história de três mulheres que decidiram começar a praticar a modalidade, mas enfrentaram comentários maldosos nas redes sociais e desconfiança até mesmo, da própria família. A plataforma também é composta de outros formatos jornalísticos e recursos multimídia, tais como: fotos, áudios, vídeos, mapas, ilustrações e infográficos.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Site da reportagem
De tantas, cinco
- AUTORA | Karine Gonçalves Santos
- ORIENTADORA | Daniela Giovana Siqueira
RESUMO | De tantas, cinco é um documentário audiovisual que reúne histórias de mães sobrecarregadas fisicamente e emocionalmente em meio a pandemia da Covid-19 no Brasil, que muitas vezes são vistas, mas não são entendidas, por ser um cotidiano considerado monótono. Desde sempre, as mulheres são responsáveis pela função do cuidado, mas a partir do momento que foi decretada a pandemia, em março de 2020, elas passaram a viver uma alta demanda em suas tarefas, principalmente as mães.Neste trabalho, cinco mães expõem dificuldades e anseios vividos em tempos de pandemia.
Experiências de “quase morte”: sobreviventes da Covid-19
- AUTORA | Naiara Camargo de Oliveira
- ORIENTADOR | Mário Luiz Fernandes
RESUMO | Experiências “quase morte”: sobreviventes da Covid-19 é um livro-reportagem que conta experiências de pessoas que foram infectadas, intubadas e sobreviveram a Covid-19, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nos anos de 2020, 2021 e 2022. A obra também contém depoimentos de profissionais da área da saúde sobre traumas vividos durante a pandemia e explicação de procedimentos hospitalares realizados no manejo do paciente com Covid-19. As entrevistas trazem histórias de dor, sofrimento, tristeza e angústia que se transformaram em superação, renascimento e fé, após vencer uma doença que matou 10.843 sul-mato-grossenses. Para executar este livro-reportagem, foi necessário apurar números oficiais de casos positivos, mortos, internados e curados; selecionar fontes; elaborar roteiro de perguntas; realizar entrevistas com pacientes, familiares dos pacientes e profissionais da área da saúde; decupar áudios e diagramar o exemplar. O intuito deste trabalho é o de reafirmar que a vida se sobressai em relação a morte e que existem mais curados do que mortos pela doença em Mato Grosso do Sul.
Fotolivro Morena
- AUTORA | Ana Gabriella de Freitas Gomes
- ORIENTADOR | Rodrigo Sombra Sales Campos
RESUMO | Este trabalho mostra de uma forma singular as relações dentro do espaço urbano, cultural e turístico de Campo Grande. “Morena” é um fotolivro realizado dentro do perímetro urbano da capital do Mato Grosso do Sul. Essa construção imagética tem a finalidade de oferecer ao leitor descobertas traçadas durante minhas saídas por partes importantes da cidade. Utilizando como base o jornalismo de turismo e a fotografia documental, com metodologia de pesquisa alicerçada no estudo bibliográfico sobre os espaços urbanos e turísticos, além de pesquisas sobre a temática que foram fundamentais para filtrar parte dos locais visitados e fotografados. Tudo isso permitiu as reflexões que deram origem ao trabalho no qual novos espaços foram se encaixando no trajeto que fomentaram à construção deste fotolivro. Por meio de enquadramentos amplos e fragmentados, apresento um trabalho convidativo para os campo-grandenses e para os que buscam conhecer mais a cidade de uma forma única. A temática do turismo dentro do perímetro urbano abordada no fotolivro, e demais detalhes, desde o nome até a diagramação, é resultado de um processo de análise e investigação dos espaços turísticos, ruas, arquitetura e natureza da cidade, traduzidos por meio de fotografias cuidadosamente selecionadas para compor esta obra.
Jornalismo no Instagram: Culinária regional e a influência fronteiriça em MS
- AUTORA | Glória Maria de Pinho Silva
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | Este trabalho teve como objetivo apresentar a culinária regional do Mato Grosso do Sul e as influências fronteiriças, em especial na região de Corumbá, a partir da publicação de vídeos em um canal criado no Instagram: @conhecendoMS. Na rede social foi explorada a ferramenta reels levando em consideração suas especificidades para publicação de vídeos com tempo maior que 2 minutos, seu fácil acesso e compartilhamento. Foram realizadas entrevistas para a criação dos vídeos com os seguintes pratos típicos do Estado: caldo de piranha, sarravulho, saltenha, sobá, tereré, chipa e sopa paraguaia.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Perfil no Instagram
Livro de cabeceira: série de podcasts sobre a inserção de fanfics LGBTQIA+ no mercado editorial independente
- AUTORA | Ayanne Gladstone Andrade Pinto
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O projeto Livro de Cabeceira é uma série de podcasts sobre a inserção das fanfics LGBTQIA+ como parte do conteúdo da cultura de fã no mercado editorial independente. Em uma série de três episódios com escritoras brasileiras de fanfics e proprietários de editoras independentes e entusiastas da cultura asiática, o projeto aborda o fenômeno das fanfics LGBTQIA+ do fandom Army, fãs do grupo musical sul-coreano BTS (Beyond The Scene ou “Além da Cena”, em tradução para o português), no mercado editorial independente. Além disso, o projeto tem como objetivos abordar também: a função da fanfic como ferramenta de comunicação entre fãs na era digital; seu papel em divulgar a diversidade entre a comunidade de leitores LGBTQIA+ do Brasil; e o protagonismo das editoras independentes na transformação das fanfics em valor de mercado no cenário literário brasileiro. O formato de podcast foi escolhido por permitir promover um diálogo intimista entre produtores de conteúdo que moram em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, de modo que a distância entre os entrevistados e a entrevistadora não fosse um obstáculo. O formato também foi escolhido por causa de seu dinamismo, flexibilidade e sua possibilidade de construir um diálogo informal, porém não menos essencial para a comunicação, capaz de possibilitar o protagonismo de vozes LGBTQIA+ de produtores de conteúdo literário da comunidade brasileira.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Machismo que mata – podcast sobre vítimas de feminicídio
- AUTORA | Maria Luíza de Castro Barbosa
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | Machismo que mata: Série de podcasts sobre as vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul é composto por três episódios, cada um conta a história de uma mulher assassinada, vítima da violência de gênero. Diante dos depoimentos feitos por parentes próximos dessas mulheres, foi possível conhecer a realidade vivida por elas, reconhecer a personalidade, o modo de vida, os relacionamentos, as lembranças, os hobbies e, até mesmo, as circunstâncias que envolveram o crime. Além das entrevistas, foram elaborados levantamentos de dados estatísticos sobre feminicídio no Brasil e em Mato Grosso do Sul, os roteiros para entrevistas e narração dos offs. Assim, o intuito desse Projeto Experimental é conhecer e humanizar as vítimas de feminicídio do estado, além de informar sobre a lei e expor dados estatísticos.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Mapeamento da mídia local e regional em MS com relação aos quase desertos de notícias
- AUTORA | Maria Eduarda Boin França
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | A presente pesquisa tem como tema central a distribuição midiática no estado do Mato Grosso do Sul. A partir do tema escolhido, verificamos essa disposição pelo território regional com a finalidade de perceber a relação da presença ou ausência da mídia nas localidades. Dessa forma, observamos se a distribuição midiática no estado é constituída pela concentração da mídia nos centros, semelhante ao que ocorre a nível nacional. Por fim, realizamos um estudo de caso, de acordo com o conceito a partir do autor Robert Yin, para analisar os dados que recolhemos dos estudos produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o exemplo da Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Intermediarias e Imediatas, bem como mapeamentos realizados da mídia no Brasil e no Mato Grosso do Sul, para definir as áreas concentradas e não concentradas midiaticamente na região estudada.
- ARQUIVO | Monografia
O Grito de 50 anos – série de podcasts sobre o 2021 do Clube Atlético Mineiro
- AUTOR | Gabriel Neri Gonçalves de Matos
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O podcast ‘O Grito de 50 anos – O Grito de 50 anos – a história do triplete do Clube Atlético Mineiro’ é uma série de episódios sobre a temporada de 2021 do Galo. Em três capítulos, o podcast traz o histórico para a chegada na temporada, o ano das conquistas e as consagrações que terminaram com o triplete – Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro Série A e Copa do Brasil de 2021. O objetivo é valorizar a principal conquista da década no futebol masculino profissional de Minas Gerais pela voz de torcedores, jornalistas e outros personagens com relação íntima com o Atlético. As entrevistas foram feitas de forma remota com torcedores da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior mineiro. O formato e construção do roteiro prioriza a narrativa e crônicas mais longas para envolver o ouvinte. Assim como no rádio esportivo, o intuito é que os relatos despertem a imaginação e emocionem quem estiver escutando os relatos.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Os anos de glória do Comerário
- AUTORA | Carla Andréa Lopes Soares
- ORIENTADOR | Felipe Quintino Monteiro Lima
RESUMO | Este trabalho, em formato audiovisual, apresenta uma narrativa sobre a época em que a rivalidade entre o Esporte Clube Comercial e o Operário Futebol Clube se encontrava na elite do futebol brasileiro. A partir desses detalhes, foi iniciado um processo para conhecer e entender como era o futebol sul-mato-grossense nas décadas de 70; 80; e 90; e como o galo e o colorado participavam das competições nacionais. Para a construção do material foram realizadas várias etapas, como a captação de imagens das sedes dos dois clubes; contato com as fontes e entrevistas com as mesmas; busca por arquivos jornalísticos da época citada; decupagem e seleção do material; montagem do roteiro e edição.
Os carnavais de Corumbá
- AUTORA | Nélida Navarro
- ORIENTADOR | Felipe Quintino Monteiro Lima
RESUMO | “Os Carnavais de Corumbá” é uma grande reportagem digital que aborda o início da cultura carnavalesca na cidade de Corumbá-MS, apresentando histórias e acontecimentos que envolveram a vida de mulheres corumbaenses. O projeto apresenta histórias importantes que formaram o popular Carnaval do município, bem como suas adaptações e transformações ao longo dos anos, pela perspectiva da mulher. A reportagem foi dividida em quatro subtítulos que expressam fatos encontrados em jornais do século XX e também da vivência das foliãs corumbaenses que intercalam com momentos da festa.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Site da reportagem
Os primeiros de gerações cerceadas – Reportagem multimídia sobre pessoas negras que compõem o ambiente acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
- AUTORA | Mariely Barros de Oliveira
- ORIENTADORA | Daniela Giovana Siqueira
RESUMO | A reportagem multimídia “Os primeiros de gerações cerceadas” foi desenvolvida como Projeto Experimental para a conclusão de curso de jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo deste trabalho foi, por meio do fazer jornalístico e da pesquisa acadêmica, desenvolver uma reportagem que narrasse a vivência de pessoas negras que compõem o ambiente acadêmico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na condição de professores, técnicos e estudantes. Para além dos números estatísticos que aparecem nessa produção através da leitura de dados e exposição de gráficos, essa reportagem tem como maior fonte de análise, as histórias contadas por seus personagens: Thalitta, Rusylene, Moisés, Evelyn, Thaize e Sílvio. Por meio da utilização de elementos multimídia: áudios, vídeos, fotos, gráficos e ilustrações, essa reportagem possibilita uma imersão do leitor nas histórias de cada personagem, que foram amalgamadas a informações do contexto nacional relativo à população negra.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA: Página da reportagem (revisada pós-banca)
PGCAST- Série de Podcast sobre histórias e desafios da Rádio Nova FM
- AUTOR | Thiago da Silva Rezende
- ORIENTADOR | Mário Luiz Fernandes
RESUMO | Série de podcasts em três episódios sobre a história e as rotinas profissionais da Rádio Nova FM, localizada na cidade de Pedro Gomes, no interior do Mato Grosso do Sul. Além do registro histórico, o objetivo é entender as particularidades de uma rádio do interior no aspecto econômico, profissional e conteudístico. Essas informações são coletadas e discutidas a partir de entrevistas com a fundadora da rádio e dos profissionais que fazem e fizeram parte da história do veículo. Os estudos a respeito de rádios interioranas destacam características relativas a maior proximidade dos profissionais com a cidade, com os ouvintes e com possíveis agentes de influência política. Para analisar esses aspectos esse registro também incluiu a participação dos ouvintes da rádio a partir de sonoras pré-gravadas.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
‘Quem resiste – Reportagem multimídia sobre o Impacto dos agrotóxicos em comunidades tradicionais no MS’
- AUTORA | Raquel de Oliveira Alves
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | O presente projeto experimental consiste em uma reportagem multimídia sobre os impactos dos agrotóxicos para comunidades tradicionais no Mato Grosso do Sul. A reportagem, intitulada “Quem resiste”, foi dividida em três capítulos, além da introdução. Cada capítulo possui foco em uma temática: o primeiro, “Era uma vez…um produto inovador” contextualiza a história dos agrotóxicos no Brasil e destaca os problemas de fiscalização. O segundo capítulo,”O que fica em seis horas”, aborda os números de contaminação por agrotóxicos e impactos para a saúde. Por fim, a reportagem se encerra com “O agro que bate à porta”, que trata sobre as consequências para o meio ambiente e alternativas para tratar a terra e produzir alimento. Para a elaboração da reportagem foram realizadas entrevistas com especialistas e com as pessoas que vivem nas comunidades selecionadas: assentamento da reforma agrária e comunidade indígena. Assim, foi alcançado o objetivo geral de narrar os efeitos dos agrotóxicos para uma comunidade tradicional em uma reportagem multimídia.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Site da reportagem
Reportagem multimídia – Profissão jornalista nas agências de publicidade em Mato Grosso do Sul
- AUTORA | Raissa Trelha
- ORIENTADOR | Gerson Luiz Martins
RESUMO | A reportagem multimídia “A inserção de jornalistas em agências de publicidade de Campo Grande” foi desenvolvida como Projeto Experimental para conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objeto desse projeto é abordar a presença dos jornalistas nas agências de publicidade A reportagem trata esse e outros aspectos por meio de elementos multimídia: áudios, vídeos, imagens, infográficos e ilustrações, possibilitando uma imersão no assunto. A reportagem foi dividida em três unidades informativas: 1) Metamorfose no Jornalismo, 2) Personagens e 3) Princípios Éticos e Senso Crítico.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Página da reportagem
Reportagem multimídia – Turismo ecológico e sustentável em Mato Grosso do Sul
- AUTORA | Amanda Maia Ferreira Pirani
- ORIENTADOR | Gerson Luiz Martins
RESUMO | Ecoturismo promove o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul é uma reportagem multimídia sobre empreendimentos que oferecem passeios turísticos do
destino turístico Bonito/Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. A reportagem
apresenta a perspectiva do turismo rural na região. A reportagem foi dividida em três
Unidades Informativas, todos os títulos fazem referência ao turismo sustentável
realizado e nome da empresa, e discute um pouco da história e trajetória do Buraco das
Araras, Cavalgada Recanto do Peão, Casa de Campo Charme da Serra e Reserva
Particular do Patrimônio Natural Cara da Onça.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Site da reportagem
“Sintonia da Voz” – série de podcasts sobre radialistas sul-mato-grossenses
- AUTORA | Beatriz Rieger
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O presente trabalho intitulado “A Sintonia da Voz” trata-se de uma série de Podcasts que abordam questões relativas ao rádio e aos radialistas que exercem a profissão. Composto por três episódios, o produto fala sobre o passado, presente e futuro do rádio, de forma a abordar a história de alguns pioneiros do rádio sul-mato-grossense; a forma como o rádio é companheiro de muitos ouvintes, por meio dos locutores que estão diariamente entretendo e informando a população; quais os desafios enfrentados pelas mulheres radialistas e se o exercício da profissão é igualitário para homens e mulheres; e quais as expectativas para os próximos anos, com o surgimento de novas plataformas e maneiras de consumir música e informação. Foram realizadas entrevistas presenciais e online, no laboratório de rádio da UFMS e em locais escolhidos pelas fontes, com locutores aposentados e ativos na profissão.
- ARQUIVOS | Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
TEZ
- AUTOR | Patrick Rosel dos Santos
- ORIENTADORA | Daniela Giovana Siqueira
RESUMO | O documentário “TEZ” aborda a história do Grupo Trabalho e Estudos Zumbi (Grupo TEZ) por meio do relato de quatro integrantes. O Grupo TEZ é a organização de movimento negro mais antiga de Mato Grosso do Sul e contribui no fomento do debate racial no estado desde 1985. A organização tem como principal objetivo educar a sociedade sul-mato-grossense acerca das questões raciais através do debate em escolas, universidades e nos espaços judiciários. O documentário de 24 minutos aborda o primeiro contato dos integrantes com o Grupo, o contexto político e social, atividades desenvolvidas, dificuldades e os principais avanços no debate racial.
Vozes do Campo – As diferentes perspectivas de vída dos trabalhadores rurais de Coxim/MS
- AUTORA | Débora dos Santos Oliveira
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | Vozes do Campo é uma reportagem multimídia para web, que retrata histórias de trabalhadores rurais da cidade de Coxim/MS e região. O projeto mostra as diferentes perspectivas de vida destes trabalhadores, questões ligadas ao meio ambiente, nível educacional, salarial e futuro na profissão rural. A reportagem é baseada na história de cinco famílias do campo, sendo três assalariados rurais (Angelita e Carlos, Josivan e Nadine, e Luiz Gabriel) e duas de pequenos produtores (José e Ducinda, e Manuel, Sirlei e Mylena). Para a produção foram realizadas entrevistas via Google Meet e presencial, captação de áudio, vídeo e fotos. Entre os assuntos abordados estão suas vivências na profissão e os altos e baixos para quem vive do trabalho rural.
- ARQUIVO | Relatório
- LINK DE RESPONSABILIDADE DA ALUNA | Site da reportagem