Primeiro semestre de 2023
Além das sessões: a cultura do cineclubismo em Campo Grande
- AUTORA | Beatriz Saltão Pedroso
- ORIENTADOR | Julio Bezerra
RESUMO | ‘Além das sessões: a cultura do cineclubismo em Campo Grande’ é um documentário audiovisual que mostra as percepções, vivências e histórias de cineclubistas da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A escolha do tema se deu por um interesse pessoal pelo cineclubismo, bem como a minha necessidade de destrinchar as percepções dos cineclubistas de Campo Grande, além de acreditar que é um tema de interesse público. Os cineclubes são ambientes coletivos nos quais apreciadores do cinema se reúnem para promover sessões gratuitas de filmes, bem como realizar debates e estudos cinematográficos. Dessa forma, o documentário aborda questões como democratização do cinema e acesso à cultura. As filmagens e a montagem ocorreram no período de outubro de 2022 a maio de 2023.
O clube da fé: o jejum de títulos e a força da torcida são-paulina
- AUTORA | Leandra Mergener
- ORIENTADOR | Felipe Quintino
RESUMO | A grande reportagem “O Clube da Fé: o jejum de títulos e a força da torcida são-paulina” traz em oito capítulos a história e os grandes ídolos do São Paulo Futebol Clube, a trajetória de 2012 a 2022 nos campeonatos Paulista, Brasileiro, Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes, os problemas que resultam na falta de títulos expressivos, o relato de torcedores e suas histórias com o time, e ainda uma linha do tempo com os títulos mais importantes que o São Paulo conquistou até hoje. O objetivo desta reportagem é trazer alguns problemas que o time vem enfrentando ao longo dos anos, e que resultam na falta de títulos, além de relatar como a torcida são-paulina sente e vê esse período. As entrevistas foram feitas de forma remota, por texto ou áudios. Após as pesquisas e decupagem das entrevistas, iniciou-se a escrita da reportagem, além da busca por imagens para retratar os assuntos citados. Com o texto finalizado, foi feita a montagem da reportagem na ferramenta de design ReadyMag.
Jornalismo em quadrinhos: uma proposta de análise
- AUTORA | Carolina Rampi Gimenes
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Jornalismo em Quadrinhos (JHQ) como gênero jornalístico em avanço dentro da comunicação. Para isso foi realizada uma pesquisa sobre quadrinhos no Brasil e no mundo, desde sua disseminação nos jornais impressos até sua evolução como forma de expressão jornalística utilizada no Jornalismo em Quadrinhos. Considerando esse contexto, propusemos um método de análise de produtos jornalísticos em quadrinhos para identificar a utilização do JHQ como fonte de informação e meio comunicacional contemporâneo. Para o desenvolvimento da análise foram utilizadas duas HQs jornalísticas produzidas pela Revista Badaró, nos anos de 2021 e 2023, em Mato Grosso do Sul, para tentar compreender de que forma o JHQ tem sido utilizado para transmitir informações e narrativas jornalísticas. Com as análises foi possível identificar o uso dos quadrinhos dentro do jornalismo, as técnicas jornalísticas aplicadas nas produções e como o uso da arte sequencial pode proporcionar uma abordagem diferenciada na forma de apresentar os fatos noticiosos.
- ARQUIVOS | Projeto – Monografia
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande – Uma breve história em três movimentos
- AUTOR | Evaldenir Amaral da Silva
- ORIENTADOR | Mário Fernandes
RESUMO | O livro reportagem Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande – Uma breve história em três movimentos, apresenta um sucinto panorama da sinfônica dividido em movimentos de um concerto. A reportagem apresenta um lado pouco conhecido da orquestra como bastidores e situações vividas pela instituição, estrutura física e de pessoal. A reportagem segue uma ordem não cronológica desde a fundação até os dias atuais. A importância para o município de um corpo sinfônico que funcione de maneira plena não se reflete somente no ato da execução do repertorio sinfônico, mas também em suas ações que vão além do fazer sonoro.
Segundo semestre de 2023
A diversidade em fotovídeo: a representatividade de corpos femininos presentes nos estilos de dança em Campo Grande
- AUTORA | Larissa Adami da Silva
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | “A diversidade em fotovídeo” é uma narrativa que apresenta, por meio de fotografias e entrevistas gravadas em áudio, o perfil de seis bailarinas profissionais, ligadas a cinco estilos de dança diferentes. O intuito deste projeto é evidenciar a diversidade corporal das personagens dentro dos ambientes de dança de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os principais objetivos do produto consistiram em estabelecer uma narrativa audiovisual que abordasse as peculiaridades dos corpos plurais selecionados, os preconceitos enfrentados pelas bailarinas e construção do autoconhecimento e confiança por meio da dança.
Aqueles que os teus olhos não veem – série de podcasts sobre o dia a dia de moradores de rua da cidade de Campo Grande
- AUTORA | Alicia Vitória Gomes Miyashiro
- ORIENTADORA | Daniela Ota
RESUMO | De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada em fevereiro de 2023, no Brasil são mais de 281 mil pessoas em situação de rua, os motivos para se alocarem nesse ambiente são inúmeros e tudo depende do contexto social de cada cidadão. Composto por três episódios, a série de podcasts “Aqueles que os teus Olhos não Veem”, aborda como é a vida de quatro pessoas em situação de rua na cidade de Campo Grande – MS. Em cada história tentamos fazer com o ouvinte imaginasse as características físicas dos personagens, como eles vivem o dia a dia, além de abordar temas como auxílios governamentais, casas de abrigo e Covid-19. Outras duas fontes especialistas também participaram, a assistente social Michelly Moura, que explicou a função, o seu trabalho, e o professor de educação física Gerson Domingos, que trabalhou durante o período pandêmico ajudando pessoas em situação de rua. A série ainda destaca as dificuldades e as violências que essa população enfrenta, como a invisibilidade, tanto para a família, quanto para toda a sociedade. O formato podcast foi escolhido por ser prático e de fácil acesso, permitindo que o indivíduo ouça o conteúdo em qualquer lugar. No que diz respeito às fontes, o podcast também foi escolhido por não expor a imagem delas, fazendo com que se sintam mais confortáveis durante as entrevistas.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Podcasts: Episódio 1 ; Episódio 2 ; Episódio 3
Além de um crime
- AUTORA | Victória de Oliveira
- ORIENTADOR | Felipe Quintino
RESUMO | “Além de um crime” é um livro-reportagem que estabelece a narrativa de histórias de vítimas de feminicídio abordadas de uma maneira humanizada, a fim de distanciá-las do sensacionalismo e rapidez do jornalismo diário. Este trabalho objetiva evidenciar que a cobertura midiática retrata casos com maior foco nos assassinos e nas ações deles, e acaba deixando de lado a humanização da vítima. Foram retratadas a história de duas vítimas de feminicídio e de uma vítima de violência doméstica, com enfoque na vida delas antes e depois dos crimes. O presente trabalho traz opiniões de duas psicólogas, um delegado, uma advogada e familiares das vítimas, bem como partes de um processo para auxiliar na construção da narrativa. Também foram evidenciados partes da legislação de ambos crimes, bem como a descrição de violência doméstica, seus tipos, o ciclo de violência e locais de denúncia.
Amor além do dicionário
- AUTORA | Evellyse Michelle de Souza Moraes
- ORIENTADORA | Laura Seligman
RESUMO | Esse relatório apresenta a criação de um documentário intitulado “Amor além do dicionário”, produção realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do tipo Projeto Experimental, para o curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo foi apresentar quatro histórias, sendo: uma família com filhos adotivos e biológicos, uma pessoa atuante na causa animal, um casal jovem com uma filha e um professor de dança. Cada história demonstra modos e expressões de amor, além da definição pessoal de cada entrevistado sobre o tema através de entrevistas em profundidade.
“Da ponte pra cá” – um documentário sobre os impactos do trabalho nos estudos de adolescentes de baixa renda
- AUTORA | Mariana Gomes de Lima
- ORIENTADOR | Julio Bezerra
RESUMO | Este relatório apresenta a descrição da criação de um documentário intitulado “Da Ponte pra Cá”, como um produto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo inicial do projeto pretendia produzir um documentário para retratar os desafios de estudantes de escola pública que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Neste material foram entrevistados quatro personagens que compõem a narrativa do tema do vídeo, sendo três estudantes e uma professora da escola em que os mesmos estudam. A escolha do tema se deu através das minhas vivências pessoais como estudante de escola pública no período noturno, que precisava trabalhar para complementar a renda familiar. O material mostra de forma sucinta, nas palavras dos protagonistas, os desafios da relação entre estudos e necessidade.
Elas no movimento: podcast sobre mulheridades negras em Campo Grande/MS
- AUTORA | Beatriz Brites Prado
- ORIENTADORA | Rafaella Peres
RESUMO | O presente trabalho apresenta o processo de produção e desenvolvimento do podcast “Elas no Movimento”, que conta a história de três mulheres negras ativas em movimentos sociais e políticos da capital de Mato Grosso do Sul. O podcast é composto por três episódios, (1) “quem são elas”, que introduz a temática, (2) “o movimento delas”, que apresenta suas ações e (3) “sou porque nós somos” que apresenta a relação das três com a ideia de coletividade e impacto social. A série foi produzida para ser disponibilizada no Streaming de áudio, Spotify. Além disso, foram abordadas questões que envolvem suas histórias, em âmbito profissional e pessoal. Para viabilizar a produção foram utilizadas estratégias e ferramentas da produção de podcasts jornalísticos, narrativa documental sonora, perfil jornalístico e jornalismo humanizado, para que essas histórias fossem contadas de forma afetuosa e cativante. Promover uma reflexão aprofundada sobre os assuntos tratados é um dos objetivos, que se pretende alcançar por meio da discussão sobre a invisibilidade histórica e a estereotipação das mulheres negras, considerada ainda a presença ativa das entrevistadas na luta por sobrevivência e direitos. Como resultado, o trabalho apresenta um podcast com uma espécie de perfil das fontes-personagens, de forma que fossem captadas a singularidade e a força das diferentes mulheres entrevistadas. A possibilidade de evidenciar essas características, ao mesmo tempo em que é possível acessar informações embasadas e construir conhecimento, é um dos resultados mais expressivos deste trabalho.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Podcasts: Episódio 1 ; Episódio 2 ; Episódio 3
Enraizadas
- AUTORA | Ana Laura Menegat
- ORIENTADORA | Katarini Miguel
RESUMO | Enraizadas é um livro-reportagem, escrito por Ana Laura Menegat, que narra as histórias de vida e luta de mulheres assentadas e militantes do Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) do Mato Grosso do Sul. A história é contada em seis partes, a primeira “Apresentando histórias vividas”, é o prefácio do livro, em que a mãe da autora, Alzira Menegat, apresenta sua própria trajetória de pesquisa e o envolvimento da filha com o tema. A segunda, “Sementes” contextualiza a trajetória da jornalista e relembra os encontros e desencontros com as mulheres assentadas e com sua própria mãe, pesquisadora sobre reforma agrária. “Quem tem medo da reforma agrária?” traz a definição de conceitos, práticas e lutas enfrentadas pelas mulheres camponesas e o Movimento Sem Terra. Em “Enraizar” são apresentados perfis de seis mulheres militantes e assentadas pelo MST no MS. Em seguida, “Conhecimentos: ferramentas políticas contra a fome” narra as dificuldades e possibilidades da educação do campo, a formação política estimulada pelo MST e soberania alimentar. “Cultivo permanente” busca novas esperanças, forças e caminhos para uma reforma agrária popular e um jornalismo envolvido, engajado e ativista. Por fim, “Entre olhares” é um caderno fotográfico que mostra os registros feitos ao longo da reportagem. Para a construção do livro-reportagem foram realizadas entrevistas em profundidade com mulheres assentadas e militantes pelo movimento e feitas saídas de campo imersivas nos espaços do movimento e nos lotes das assentadas. Assim, foi alcançado o objetivo de contribuir para que as mulheres assentadas tenham seu protagonismo considerado dentro e fora dos espaços da reforma agrária.
O Maraca ainda é nosso? – Série de podcasts sobre o processo de exclusão e elitização do Maracanã
- AUTOR | Lucas Gabriel da Silva Caxito
- ORIENTADORA | Daniela Ota
RESUMO | O projeto ‘O Maraca ainda é nosso?’ é uma série de podcasts que relata e propõe uma reflexão sobre os processos de encarecimento do preço dos ingressos e consequente exclusão de torcedores pertencentes às camadas mais pobres da população no estádio do Maracanã, um dos mais emblemáticos do país, tratado pela imprensa brasileira na época de sua construção como, “o mais belo”, “o mais moderno” e “estádio colossal” (Tavares; Votre, 2013). Em uma série com três episódios, o projeto entrevista três torcedores do Fluminense, dois homens e uma mulher, além de um especialista doutor em Ciências Sociais, todos frequentadores do Maracanã antes e depois de 2010; data que marcou o fechamento para a terceira e última reforma do estádio para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e dos Jogos Olímpicos de Verão no Rio de Janeiro em 2016 (RIOS, 2018). A mudança, reformulou completamente sua estrutura física interna e arquitetônica, e propôs um novo modo de se comportar nas arquibancadas. Além disso, o podcast tem como objetivos abordar também: os impactos da elitização no estádio do Maracanã; falar sobre a exclusão das camadas mais pobres no Maracanã a partir de estatísticas; discorrer sobre como ações implementadas por autoridades, clubes e torcidas organizadas tensionaram o processo de ‘arenização’ dos estádios. O formato de podcast foi escolhido por permitir um diálogo próximo entre os torcedores, o especialista e o entrevistador, de modo que a distância entre os entrevistados, todos residentes do Rio de Janeiro, e o entrevistador não fosse uma questão limitadora. O formato também foi escolhido por sua flexibilidade, dinamismo e possibilidade de construir uma narrativa e diálogos informais, mas comunicativos, de maneira que o ouvinte possa se sentir imerso nas conversas e absorva também de forma descontraída as histórias de vida apresentadas.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Podcasts: Episódio 1 ; Episódio 2 ; Episódio 3
Série de podcasts sobre o pioneirismo do Canal do Boi na transmissão de leilões na televisão
- AUTORA | Thauana Luares
- ORIENTADORA | Tais Fenelon
RESUMO | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a produção de uma série de podcasts que busca abordar o pioneirismo do Canal do Boi, nas transmissões de leilões de animais na televisão nacional e internacional. O produto é composto por três episódios gravados no modelo de conversa junto a sete profissionais do setor do agronegócio, que atualmente compõem o quadro de funcionários da empresa. Os entrevistados que prestam serviços em diferentes setores dentro do Canal do Boi irão esclarecer questões relacionadas à logística de transmissão de leilões virtuais e de recinto, além de materiais produzidos nas propriedades rurais, que posteriormente são apresentados na programação diária da empresa. O formato podcast foi escolhido pela fácil metodologia de gravação e captação de entrevistas e diálogo simultâneo, onde as fontes podem conversar entre si e completar informações umas das outras. As gravações foram realizadas presencialmente nas imediações do Canal do Boi e editadas pelo Adobe Premiere.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Podcasts: Episódio 1 ; Episódio 2 ; Episódio 3
Sobre nome – série de podcasts sobre os prenomes na sociedade brasileira
- AUTORA | Morris Fabiana de Messias
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | “Sobre Nome” é uma série de podcasts que, em três episódios, conta a relação de nove pessoas com os seus próprios nomes. Começando por personagens que possuem nomes incomuns, depois pessoas com nomes de figuras famosas e, por fim, indivíduos que optaram pela mudança de nome após os 18 anos. Além disso, o produto explica como é feito o registro de nomes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e a retificação de nome por meio do cartório, aprovada por meio da Lei 14.382 de junho de 2022. Para a construção dos roteiros foram realizadas entrevistas com dois psicólogos, coleta de informações com um cartório e consumo de pesquisas baseadas na antroponímia, além de entrevistas com fontes personagens. O objetivo é gerar reflexão sobre as escolhas de nomes e relações com esta parte significante da nossa identidade, bem como distribuir informação sobre serviços relacionados a prenomes oferecidos nos cartórios da cidade.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Podcasts: Episódio 1 ; Episódio 2 ; Episódio 3