Primeiro semestre de 2024
Espelho, espelho meu: Série de podcasts sobre o impacto da Distorção de Imagem Corporal em mulheres
- AUTORA | Anna Luiza Petermann da Silva
- ORIENTADORA | Daniela Cristiane Ota
RESUMO | O podcast ‘Espelho, espelho meu’ é uma série de episódios sobre o impacto da distorção de imagem corporal em mulheres. Em quatro partes, o produto traz especialistas sobre o tema e mulheres que tiveram distorção de imagem diagnosticada, todas atreladas a transtornos alimentares. O objetivo de dialogar com especialistas é debater pelo viés científico a condição da distorção de imagem corporal, quais suas motivações e os possíveis tratamentos. As mulheres que já tiveram algum tipo de transtorno alimentar estão presentes no podcast para trazer um relato humanizado e criar possível identificação com as ouvintes. As entrevistas foram realizadas de maneira presencial e remota. O formato da construção do roteiro prioriza dar espaço para que todas as participantes possam contribuir sem interrupção e de forma livre. O produto busca conscientizar as ouvintes sobre os sintomas de transtornos alimentares e a importância de aceitar seus corpos além dos padrões de beleza.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3 – Episódio 4 – Episódio 5
Vórtice Literário – Uma proposta de podcast
- AUTOR | Daniel Rockenbach
- ORIENTADOR | Felipe Quintino Monteiro Lima
RESUMO | O Vórtice Literário é um grupo que se reúne mensalmente desde 2018 para discutir as leituras que cada membro fez entre os encontros. O objetivo do grupo é democratizar a leitura e seu acesso através da discussão literária. O coletivo já organizou e participou de eventos com profissionais do mercado literário e autores de outras regiões, mas não tem como reunir recursos próprios para realizar novos encontros deste tipo. Para suprir a demanda por uma troca de experiências entre os profissionais, os leitores e os autores locais que participam do Vórtice Literário, surgiu a ideia de se fazer um podcast que contemplasse de forma remota tal demanda. Na primeira etapa do projeto foram gravados cinco episódios com convidados entre os membros e profissionais de outros estados para discutir a pauta de cada programa. Os episódios de estreia visam destacar dentro de cada perspectiva temática a troca de experiências entre os convidados que participam do Vórtice Literário e os profissionais de outros estados.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Piloto – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3 – Episódio 4
Jardim de Pedra: Vida e Morte de Glauce Rocha
- AUTORA | Daphyne Schiffer Gonzaga
- ORIENTADOR | Márcio Blanco Chavez
RESUMO | “Jardim de Pedra: Vida e Morte de Glauce Rocha” é um curta-metragem documental que apresenta a trajetória da renomada atriz brasileira Glauce Rocha, além de lançar luz sobre seu legado artístico e sua influência no panorama cultural do país. Ao mergulhar na vida e obra dessa figura icônica, o projeto jornalístico audiovisual propõe uma reflexão sobre a construção e preservação da memória e a influência destes fenômenos na criação da identidade cultural de um povo. O documentário propõe um convite à contemplação da efemeridade das lembranças e à importância de manter viva a história de nossos ícones culturais. Com uma abordagem jornalística sensível e investigativa, o documentário busca resgatar a memória de Glauce Rocha e reavivar seu legado para as gerações presentes e futuras, oferecendo uma análise crítica sobre os mecanismos de preservação da cultura e o papel do jornalismo na construção de narrativas históricas significativas.
Documentário – No coração do caminhão: Uma jornada digital
- AUTORA | Denize Rocha dos Santos
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | Este trabalho documenta o desenvolvimento e execução de uma proposta de comunicação nas redes sociais do Posto de combustíveis “Platinão”, voltada para a comunidade de caminhoneiros. A metodologia envolveu entrevistas com o dono da empresa, motoristas, a divulgação das histórias no TikTok, Instagram e Facebook, além do depoimento pessoal da desenvolvedora do conteúdo para a construção de um produto audiovisual. A estratégia focou em humanizar a marca, compartilhando histórias autênticas e reconhecendo a importância dos caminhoneiros. Além do crescimento quantitativo, a viralização do conteúdo proporcionou uma conexão profunda com a comunidade de caminhoneiros, demonstrando o impacto positivo das histórias compartilhadas. Este projeto evidencia o poder das histórias reais expostas nas redes sociais.
Um suspiro de força: reportagem televisiva sobre feminicídio em Campo Grande – MS
- AUTORA | Gabriela Mansano Gonçalves Cenciarelli
- ORIENTADORA | Taís Marina Tellaroli Fenelon
RESUMO | A reportagem televisiva produzida é um projeto audiovisual de 14 minutos que tem como objetivo dar visibilidade para casos de feminicídio e violências que assombram as mulheres campo-grandenses diariamente. O trabalho questiona se os meios de combate à violência contra à mulher no estado são suficientes e quais são as medidas que precisam ser tomadas para lutar contra essas violências machistas e sistêmicas. Para isso, foram entrevistadas mulheres profundamente marcadas pelo crime da violência e ainda mulheres que trabalham diariamente para combatê-lo. Foram gravadas seis entrevistas que, juntas, contam histórias de força, busca por melhoras na sociedade e principalmente incentivam vítimas a buscarem ajuda e denunciarem seus agressores.
Barulho do silêncio – Infografia multimídia sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes
- AUTORA | Janaína Araújo Lima
- ORIENTADORA | Rafaella Lopes Pereira Peres
RESUMO | Este trabalho apresenta o infográfico multimídia “Barulho do Silêncio”. Um projeto experimental em Jornalismo, que trata da violência sexual contra crianças e adolescentes. O produto leva em consideração os suportes teóricos sobre infografia multimídia, estupro de vulnerável, legislações vigentes e educação sexual e de autoproteção. O relatório apresenta a metodologia, as atividades desenvolvidas no processo de produção do infográfico, dificuldades encontradas e objetivos alcançados. No âmbito da execução do produto jornalístico, ela se divide em três seções: a primeira analisa os dados de denúncias desse tipo de crime, em esfera nacional, estadual e municipal, baseado nos números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Secretaria de Segurança e Justiça de Mato Grosso do Sul (MS); a segunda aborda a rede de proteção para crianças e adolescentes, com ênfase na atuação das escolas; e a terceira conta as histórias de vítimas no estado. O objetivo principal deste trabalho é a construção de um produto jornalístico multimídia que pretende apresentar os altos números de estupro de vulnerável no país e, em especial, em MS, além de dialogar sobre as ferramentas de proteção à infância e adolescência e a prevenção para esse crime. Para alcançar esses objetivos foram entrevistados especialistas, educadores e vítimas, e feito um levantamento cuidadoso de dados nacionais e regionais para produzir conteúdo jornalístico sobre a temática. O conteúdo foi diagramado e publicado no site Readymag e o resultado pode ser acessado no link https://readymag.website/4843271
Direitos negados: 34 anos depois
- AUTORA | Juliene Nicoli Marques de Melo
- ORIENTADORA | Laura Seligman
RESUMO | Este relatório introduz a reportagem multimídia “Direitos Negados: 34 anos depois”, como um produto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este produto analisa o impacto dos projetos sociais em comunidades periféricas de Campo Grande, com foco na região do Anhanduizinho. Utilizando uma abordagem multifacetada são exploradas as questões de urbanização, juventude, lazer e cultura. A reportagem visa dar voz e visibilidade às iniciativas comunitárias e promover uma reflexão das dificuldades e das soluções que são desenvolvidas na região.
ARQUIVOS | Projeto – Relatório
Só elas sabem – Podcast sobre saúde da mulher
- AUTORA | Letícia Dantas Candido Brito
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | Este projeto visa a produção de um podcast que aborda a saúde da mulher, tratando especificamente de quatro doenças: o câncer de mama, o câncer de colo de útero, a fibromialgia e a endometriose.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Agroecologia em Mato Grosso do Sul: Iniciativas individuais superam desafios para uma produção mais sustentável
- AUTOR | Luciano Costa Pinheiro
- ORIENTADORA | Laura Seligman
RESUMO | A grande reportagem “Agroecologia em Mato Grosso do Sul: Iniciativas individuais superam desafios para uma produção mais sustentável” aborda aspectos científicos e políticos da agroecologia e da agricultura familiar, além de dar luz a iniciativas agroecológicas, mostrando a produção e distribuição, e levantar questões sobre a sustentabilidade da agricultura em Mato Grosso do Sul. Ao longo do texto, é possível conhecer pessoas comuns que trabalham pela valorização de produtos nativos e pelo respeito aos ciclos da natureza. Ainda questiona por que um estado tão conhecido pela agricultura importa mais de 85% das frutas e hortaliças aqui distribuídas, enquanto possui o menor percentual de área agrícola destinada à agricultura familiar do Brasil.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório
5, 6, 7, 8 – Colorindo o ballet clássico
- AUTORA | Luisa de Oliveira Santos
- ORIENTADOR | Silvio da Costa Pereira
RESUMO | O produto se trata de uma websérie a partir das narrativas de mulheres negras dentro da modalidade do ballet clássico. Expondo os desafios, micro agressões e racismo enfrentados por essas bailarinas.
Game-ninas: um podcast sobre a inclusão de mulheres no cenário dos videogames e e-sports
- AUTORA | Maria Fernanda Martins Rodrigues Gomes
- ORIENTADORA | Katarini Giroldo Miguel
RESUMO | Este trabalho é um podcast dividido em três episódios que abordam a inclusão de mulheres no cenário dos videogames e dos e-sports. Para manter a coerência com a temática escolhida, foram utilizadas apenas fontes femininas que demonstraram conhecimento acerca do tema. Para isso, as entrevistas foram realizadas de maneira on-line utilizando de chamada de vídeo, sendo conduzidas com perguntas preparadas previamente. As fontes serviram como auxílio para a criação de um roteiro que organizava as informações das entrevistas mesclando com uma narração que traz informações, dados, fatos históricos e acontecimentos que contribuem para melhor entendimento do tema. O podcast foi editado pelo programa audacity e conta com recursos de áudio de bancos de som. O trabalho está disponível na plataforma de streaming Spotify. Desta forma, o objetivo geral é expor a desigualdade de gênero que culminou na criação do cenário inclusivo dentro do cenário dos e-sports brasileiro.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Episódio 1 – Episódio 2 – Episódio 3
Representatividade negra no telejornalismo brasileiro: desafios e conquistas
- AUTORA | Roberta Martins de Freitas
- ORIENTADORA | Daniela Giovana Siqueira
RESUMO | A grande reportagem “Representatividade negra no telejornalismo brasileiro: desafios e conquistas” traz a trajetória de mulheres negras brasileiras destacando suas lutas e vitórias na atuação feita junto ao telejornalismo no país. A narrativa aborda o racismo estrutural e as barreiras enfrentadas diariamente, ao mesmo tempo em que celebra os avanços e as histórias inspiradoras dessas mulheres.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – Reportagem
Polca Paraguaia, Chamamé e Guarânia na formação da identidade musical de Mato Grosso do Sul
- AUTOR | Waldir Pereira Rosa
- ORIENTADOR | Mário Luiz Fernandes
RESUMO | O projeto tem como objetivo, através de uma série de três podcasts, falar sobre a Polca Paraguaia, o Chamamé e a Guarânia na formação da identidade musical de Mato Grosso do Sul. Que são estilo de músicas fronteiriças muito executadas na região. Sobre os caminhos que esses ritmos fizeram até chegar no estado e as mudanças e adaptações sofridas, como o rasqueado por exemplo, apontado pelos entrevistados como a maneira regional sul-mato-grossense de execução desses três ritmos.
- ARQUIVOS | Projeto – Relatório – 1: Chamamé – 2: Guarânia – 3: Polca Paraguaia